Arsenal destinado a uma facção criminosa é apreendido em Porto Alegre

Arsenal destinado a uma facção criminosa é apreendido em Porto Alegre

Policiais civis do Denarc encontraram 13 armas, sendo oito pistolas, dois fuzis, duas espingardas e um revólver, além de 423 munições de calibres variados e dois coletes balísticos

Correio do Povo

Agentes recolheram ainda cinco quilos da maconha “camarão” e um quilo de cocaína pura

publicidade

O Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) da Polícia Civil anunciou nesta quarta-feira a apreensão de um arsenal destinado a uma facção nascida no bairro Bom Jesus, em Porto Alegre. A operação Focilis, coordenada pelo delegado Gabriel Borges, ocorreu no final da tarde dessa terça-feira e estendeu-se até a noite em dois imóveis na Capital. Duas prisões foram efetuadas, incluindo o fornecedor de armamento para o grupo criminoso.

Os agentes apreenderam 13 armas, sendo oito pistolas, dois fuzis, duas espingardas e um revólver, além de 423 munições de calibres variados e dois coletes balísticos. A equipe do Denarc encontrou ainda cinco quilos da maconha “camarão” e um quilo de cocaína pura. O delegado Gabriel Borges calculou um prejuízo de cerca de R$ 200 mil ao crime organizado.

A investigação começou há três meses após a informação de que um indivíduo era responsável por armazenar um arsenal para uma facção criminosa com base no Vale dos Sinos. “Esse armamento está intimamente ligado com as organizações criminosas. O fornecedor alugava, fornecia, emprestava ou vendia. Ele era um empresário desse ramo. As facções usavam as armas para matar rivais ou para fazer crimes patrimoniais, enfim todo tipo de delito. Elas buscavam esse homem para que fornecesse essas armas”, detalhou o delegado Gabriel Borges.

Com o avançar do trabalho investigativo, os policiais civis constataram que o suspeito também fazia entrega de drogas de alto padrão em bairros nobres da Capital, além de armazenar os entorpecentes. Os locais em que ele frequentava foram então alvos da operação do Denarc.

A abordagem dele ocorreu no momento em que fazia uma entrega de drogas no Centro de Porto Alegre, acompanhado de um cúmplice. A dupla estava em um Jeep Renegade e portava em torno de R$ 1 mil. As armas, munições e entorpecentes foram localizados depois nos dois imóveis, situados nos bairros Sarandi e bairro Jardim Itú Sabará.

O delegado Gabriel Borges destacou “o grande impacto que essa ação traz no crime organizado, retirando um verdadeiro arsenal das mãos dos criminosos e evitando diversos crimes”. A investigação prossegue para identificar e responsabilizar criminalmente os demais envolvidos.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895