Atraso na entrega da penitenciária de Canoas transfere esvaziamento do Central

Atraso na entrega da penitenciária de Canoas transfere esvaziamento do Central

De acordo com a Susepe, a casa de detenção de Canoas vai ser ocupada no primeiro trimestre de 2015

Samuel Vettori/Rádio Guaíba

Central comporta hoje dois mil presos, mas recebe em torno de 3,7 mil

publicidade

Foi adiada a entrega da Penitenciária Estadual de Canoas, na região Metropolitana. A meta de concluir a estrutura para quase 2,5 mil presos em dezembro ficou para janeiro. Com isso, o Presídio Central não vai encerrar 2014 com cerca de 500 apenados, como previa a Secretaria de Segurança Pública. O Central comporta hoje dois mil presos, mas recebe em torno de 3,7 mil.

De acordo com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), a casa de detenção de Canoas vai ser ocupada no primeiro trimestre de 2015. Depois da conclusão das obras, praticamente prontas, ainda é necessário colocar os equipamentos necessários para a operação. Até lá, já vão estar aptos a assumir as funções os agentes penitenciários em fase de nomeação ou de treinamento.

Já os presídios de Canoas (393 vagas) e Venâncio Aires (529, com cerca de 230 reservadas para detentos do Central) devem ser inaugurados ainda em dezembro. Eles devem juntos mais de 600 presos do Central. Outros cem dos aproximadamente 700 restarão no pavilhão D devem ser colocados em outros espaços da unidade de detenção para permitir a demolição dos pavilhões C e D. A estruturas de água e esgoto dos dois prédios é interligada. Para que possam ser destruídos por completo, os prédios devem ser esvaziados de forma simultânea.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895