Blindado de controle de distúrbios é empregado no bairro Serraria, em Porto Alegre

Blindado de controle de distúrbios é empregado no bairro Serraria, em Porto Alegre

Caminhão atua na vila dos Sargentos, onde a BM prendeu no domingo 17 integrantes de facção criminosa que invadiram a área

Correio do Povo

Com capacidade para transportar 21 policiais militares, veículo possui escotilha, canhão de água, câmera de monitoramento e torre de observação

publicidade

O 1º Batalhão de Polícia de Choque (1ºBPChq) da Brigada Militar está empregando o blindado de controle de distúrbios, conhecido como Espartano, nas ações deflagradas na vila dos Sargentos, no bairro Serraria, em Porto Alegre. No domingo passado na região, a BM prendeu 17 criminosos de uma facção criminosa quando invadiram a área para eliminarem o grupo rival e controlarem o tráfico de drogas. Houve a apreensão de farto armamento e munição. Desde então, o policiamento ostensivo reforçado da BM permanece no local.

O blindado de controle de distúrbios, modelo ST Combat, tem capacidade de transportar 21 policiais militares e possui canhão de água e câmeras de monitoramento. O veículo foi fabricado pela Steel Truck Indústria e Comércio, de Itaquaquecetuba, de São Paulo, e entregue em junho de 2014 para a Brigada Militar. Conforme o fabricante relatou na época à reportagem do Correio do Povo, o blindado possui tração 6x4 e potência de 440 cavalos, com  velocidade de até 120 km/h. Ele tem um tanque para 4,5 mil litros de água, cujo jato de alta pressão chega até a 60 metros de distância. A partir das escotilhas podem ser arremessadas bombas de efeito moral e de gás lacrimogêneo. Em cima do caminhão, que pesa 20 toneladas e tem três eixos, existe ainda uma torre de observação com visão de 360 graus. O veículo dispõe de janelas gradeadas, portas laterais e uma traseira para pronto desembarque da tropa. A blindagem suporta até tiros de fuzil. A BM adicionou diversas melhorias nele. 

O efetivo do 1º BPChq ampliou a atuação também para o bairro Restinga e na vila Cruzeiro do Sul, área onde nasceu a facção que invadiu no domingo a vila dos Sargentos, no bairro Serraria. No patrulhamento nessa terça-feira, os policiais militares prenderam, por exemplo, dois traficantes com mais de meio quilo de maconha, um revólver calibre 38, munição e dinheiro. O flagrante ocorreu na rua Professor Ascânio Ilo Frediani, no bairro Restinga Velha.

Em outra ação em um condomínio residencial popular na quadra B, no bairro Restinga, o 1º BPChq deteve um criminoso com cerca de 1,8 quilo de maconha, um revólver calibre 38 e munição, além de quatro placas e duas capas de colete balístico. Já o 1º BPM confirmou na manhã desta quarta-feira que mantém também o monitoramento e policiamento reforçado no bairro Serraria, em especial na vila dos Sargentos, com o objetivo de trazer tranquilidade à população.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895