Blindados da Marinha poderão ser usados no Complexo da Maré, no RJ

Blindados da Marinha poderão ser usados no Complexo da Maré, no RJ

Militares têm permissão para fazer patrulha, vistoria e prisão em flagrante

Agência Brasil

publicidade

O ministro da Defesa, Celso Amorim, autorizou a Marinha a usar veículos blindados em apoio às forças policiais, no Complexo da Maré, zona norte do Rio. Segundo o ministério, a participação da Força Naval não significa o emprego das Forças Armadas na Garantia da Lei e da Ordem (GLO). Isso só estará caracterizado a partir de autorização da presidente Dilma Rousseff. Em operações de GLO, os militares têm permissão para fazer patrulha, vistoria e prisão em flagrante.

Para ajudar o programa de implantação das unidades de Polícia Pacificadora no Complexo da Maré, as Forças Armadas poderão atuar em missão de levantamento da área ou em serviço de inteligência, sem a necessidade de autorização presidencial. Para isso, basta um pedido do governador do Rio, Sérgio Cabral.

Celso Amorim orientou o comando da Marinha na coordenação com as autoridades estaduais responsáveis pela operação. E pediu ao Exército e à Aeronáutica que estejam em condições de colaborar com a Marinha na área de transporte e abastecimento da tropa, caso seja necessário. Determinou ainda que o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general José Carlos De Nardi, receba informações detalhadas sobre a operação.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895