BM irá auxiliar PF em reintegração de posse em Sananduva

BM irá auxiliar PF em reintegração de posse em Sananduva

Ainda não há confirmação da data para a retirada do grupo indígena

Rádio Guaíba

publicidade

O secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Wantuir Jacini, confirmou nesta quarta-feira que vai cumprir a decisão da Justiça Federal que estabelece que a Brigada Militar auxilie a Polícia Federal (PF) na execução de uma ordem de reintegração de posse em uma propriedade rural ocupada por um grupo de indígenas no município de Sananduva. “Determinação judicial não se discute, se cumpre”, ressaltou o secretário.

A região é alvo de conflito recorrente entre indígenas e produtores rurais no Norte gaúcho. No encontro, Jacini debateu a situação com o presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e prefeito de Tapejara, Seger Menegaz, e o prefeito de Sananduva, Antonio Roberto Caldato.

Menegaz salientou que o problema se agravou desde 2010. “Toda a região parou de investir pela incerteza gerada pela situação, o que vem afetando diretamente a economia dos municípios”, alertou.

O encontro contou também com a presença do deputado federal Luís Carlos Heinze, coordenador da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), e de representantes dos proprietários das áreas invadidas na região.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895