BM prende sete e apreende armas de grosso calibre na zona Norte de Porto Alegre

BM prende sete e apreende armas de grosso calibre na zona Norte de Porto Alegre

Soldados do 20⁰ BPM apreenderam fuzil e pistolas de uso restrito após perseguição em telhados na rua Francisca Lechner

Marcel Horowitz

publicidade

A Brigada Militar confirmou, nesta sexta-feira, que sete homens foram presos por porte ilegal de armas na rua Francisca Lechner, no bairro Parque Santa Fé, na zona Norte de Porto Alegre. Conforme a instituição, as apreensões incluem um fuzil e cinco pistolas de uso restrito, além de fardamentos e munições. 

De acordo com o boletim da ocorrência, soldados do 20⁰ Batalhão de Polícia Militar (BPM) foram acionados próximo às 21h dessa quinta-feira, quando receberam informações sobre homens fortemente armados na região. Após averiguações, os brigadianos constataram que o grupo estava dentro de um imóvel e prosseguiram com a abordagem. 

Ao notarem a aproximação das guarnições, ainda segundo o registro, os criminosos tentaram fugir, pulando muros e telhados de residências. Os militares, no entanto, também subiram nas casas e perseguiram os fugitivos, que acabaram sendo rendidos e se entregaram. 

Dos sete presos, todos com idades entre 18 e 22 anos, apenas um não tinha antecedentes. Os outros seis acumulam registros por tráfico, roubo, porte ilegal de armas, entre outros, sendo que um deles - de 21 anos - também responde por homicídio. 

Foram apreendidos um fuzil calibre .5.56, duas pistolas Bersa modelo TPR9 calibre 9 milímetros, uma pistola Glock modelo G17 calibre 9 milímetros e carregador com capacidade para 30 munições, uma pistola Ramon calibre 9 milímetros com seletor de rajada e carregador com capacidade para 40 munições, uma pistola Sarsilmaz, uma pistola Taurus modelo 940 calibre .40, um carregador de fuzil sobressalente, seis carregadores sobressalentes de pistola e mais de 500 munições de calibres variados. Os policiais militares também localizaram 59 porções de maconha, sete coletes balísticos, sete pares de coturno, nove gandolas camufladas, oito calças camufladas, seis rádios comunicadores, cinco bases para carregamento de rádio, um dispositivo de sirene e sete aparelhos celulares.

Presos integram nova facção 

Correio do Povo apurou que os presos são integrantes de uma organização criminosa emergente, que se denomina 'Comando Nova Geração'. A quadrilha teria sido fundada por Maicon Donizete Pires dos Santos, o 'Red', apontado como pivô de confrontos entre traficantes na zona Norte

As forças de Segurança apontam que os conflitos na região se estendem desde o final de setembro, quando Red anunciou que havia abandonado a facção que integrava para se aliar a rivais. Antes de deixar o antigo grupo, Red atuava como 'gerente' do tráfico, sendo subordinado a José Dalvani Nunes Rodrigues, o 'Minhoca', preso em 2016. 

A ausência do líder teria feito com que Red expandisse sua influência na zona Norte, a ponto de sair do grupo e formar uma nova quadrilha. Desde então, ele teria se aliado a traficantes das vilas Jardim e Cruzeiro, além de grupos do Loteamento Timbauva, para fazer frente ao poder bélico da antiga facção. 

Três dos líderes dessas facções, conforme revelado pela reportagem, foram interrogados na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc). No entanto, todos eles negaram qualquer envolvimento no confronto.   


Maicon Donizete Pires dos Santos, o Red Foto: Divulgação


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895