BM simula roubo a banco e testa plano tático de reação em Santa Cruz do Sul

BM simula roubo a banco e testa plano tático de reação em Santa Cruz do Sul

Exercícios semelhantes já foram realizadas em Caxias do Sul, Campestre da Serra, Novo Hamburgo, Santo Ângelo e Santana do Livramento

Correio do Povo

No treinamento ocorrido na área central da cidade, os "assaltantes" foram presos

publicidade

A Brigada Militar realizou o treinamento com simulação de ataque a banco na modalidade “Novo Cangaço”, na noite dessa segunda-feira em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo. O exercício colocou em prática o plano tático de reação a ataques semelhantes aos registrados em Criciúma, em Santa Catarina, e Guarapuava, no Paraná, para “estabelecer com mais clareza qual o papel de cada agente numa eventual operação de repressão a criminosos que empreendam um ataque de tomada de cidade”.

De acordo com a BM, “as atividades fazem parte de um teste do planejamento de pronta resposta elaborado pela BM para enfrentamento a eventuais situações desse tipo, denominado Plano de Defesa da Cidade”. Simulações semelhantes já foram realizadas em Caxias do Sul, Campestre da Serra, Novo Hamburgo, Santo Ângelo e Santana do Livramento.

O treinamento envolveu a agência do Banco do Brasil, situada na Rua Marechal Deodoro, na área central de Santa Cruz do Sul. Houve a utilização de munições de festim e rojões para simular explosões. Todos os participantes que encenaram a ação, mesmo no papel de assaltantes, eram operadores das forças de segurança pública". 

Segundo a BM, “o modelo de crime mais conhecido como Novo Cangaço teve ocorrências praticamente erradicadas no Rio Grande do Sul, a partir das ações da operação Angico”. 

A atividade contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Instituto-Geral de Perícias, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Santa Cruz do Sul e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895