Brigada Militar tem 754 novos sargentos formados

Brigada Militar tem 754 novos sargentos formados

Governador Eduardo Leite assinou o ato de promoção de 592 policiais militares homens e 162 mulheres

Correio do Povo

Nara, em frente ao filho Caio, e Silvana, alegres, após a formatura

publicidade

Neste sábado, a Brigada Militar formou 754 policiais que passam a atuar como 2º sargentos da corporação em todo o Estado. Além de Porto Alegre, onde o governador Eduardo Leite assinou o ato de promoção, houve cerimônias, de forma simultânea, em Caxias do Sul, Montenegro, Osório, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Santa Rosa. Dos formandos, 592 policiais militares são homens e 162 mulheres.

No Estádio General Cypriano da Academia de Polícia Militar, onde ocorrem as formações, na avenida Aparício Borges, bairro Partenon, na Capital, o governador entregou a medalha Coronel Massot à primeira colocada, Daniela Mayca de Souza, pelo seu desempenho, com média final 10. Em seu discurso, destacou os investimentos em segurança público do governo do RS. ““Essa formatura representa isso, com mais equipamentos, mais viaturas, mais tecnologia e mais qualificação do nosso quadro funcional. Os gaúchos têm confiança na Brigada Militar porque a história dessa instituição foi e é feita por homens e mulheres com uma missão de vida, que é proteger a nossa sociedade”, disse Leite.

O curso de formação tem 670 horas-aula e foi realizado em formato híbrido, na modalidade de ensino à distância e presencial. “Todo o sistema se fortalece quando formamos e capacitamos novos profissionais. Assim, vamos seguir reduzindo os crimes e melhorando a sensação de segurança no Estado”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Sandro Caron. Com a conclusão dessas turmas, 2.197 novos sargentos já foram formados pela corporação nos últimos três anos.

O comandante-geral da BM, coronel Cláudio dos Santos Feoli, explicou a importância da função dos sargentos no dia a dia da corporação. “Os sargentos fazem a conexão das demandas do comando com as tropas para alcançar metas e resultados que a sociedade espera de nós. Eles são um elo de apoio aos mais de 10 mil soldados. Espero que os formandos inspirem não só por palavras, mas, também, arrastem pelo exemplo”, declarou o oficial.

Dever cumprido

O momento da formatura era muito esperado por Nara Catarina de Azevedo Oliveira, 48 anos. A, agora, 2º sargento tem 23 de BM e quase não conseguiu se formar devido a uma lesão. “Tive um rompimento no tendão de aquiles, mas fui até o final”, conta. Segundo ela, é um sentimento de dever cumprido. “Veio a minha família toda e vamos comemorar em Bacupari, perto de onde vim, que é o município de Palmares do Sul”, sorri Nara, acompanhada o filho Caio Bernardo, de seis anos, que quer seguir os passos da mãe e esteve na solenidade vestido de brigadiano.

Amiga e colega de Nara, a 2º sargento Silvana Gayger de Souza, 50 anos, também era toda sorrisos. “É uma satisfação, representar o empoderamento das mulheres e servir a nossa sociedade”, conta. A família veio de Santa Maria, sua cidade natal, para acompanhar a solenidade. “A minha filha Gabriela pretende fazer o curso de oficiais, é acadêmica de Direito e é estagiária Ministério Público da minha cidade”, diz orgulhosa, com 31 anos de Brigada Militar.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895