Caminhões com auto-escadas mecânicas articuladas já estão a caminho do Rio Grande do Sul

Caminhões com auto-escadas mecânicas articuladas já estão a caminho do Rio Grande do Sul

As duas novas e inéditas viaturas, que alcançarão prédios de até 22 andares, ficarão em Porto Alegre e na Serra

Correio do Povo

Veículos foram fabricados pela empresa alemã Magirus

publicidade

Destinados ao Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul (CBMRS), os dois caminhões com auto-escadas mecânicas articuladas têm previsão de chegada no próximo dia 16 no Brasil. Inéditas no RS, as novas viaturas alcançarão prédios mais altos e já estão sendo trazidas por um navio em alto-mar, vindas da Alemanha. Uma ficará em Porto Alegre e a outra na Serra. Com escadas giratórias automáticas e cestas de resgate, ambas foram produzidas pela empresa alemã Magirus, sendo chassis Iveco Magirus.

“Essas escadas são uma importante ferramenta que irá ampliar e qualificar ainda mais os serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros para a sociedade gaúcha”, declarou na manhã desta quinta-feira o secretário estadual da Segurança Pública, Vanius Cesar Santarosa, à reportagem do Correio do Povo.

O investimento próximo a R$ 17 milhões faz parte do programa Avançar na Segurança. As novas viaturas devem ser entregues até o final deste mês ao CBMRS, já com as caraterísticas e adesivagem da frota da corporação. “Estamos trabalhando pra isso”, enfatizou Vanius Cesar Santarosa.

Um dos caminhões, o M42L-AS, com peso de 18 toneladas, tem altura de resgate e de operação respectivamente de 40,7 metros e 42,2 metros. “Ela alcança 17 andares quando distendida num ângulo de 90 graus com o piso”, explicou o secretário.

Já o outro veículo, o M55L, pesando 26 toneladas, tem altura de resgate e de operação de 53,5 metros e 55 metros. “O alcance é de 22 andares num ângulo de 90 graus”, acrescentou Vanius Cesar Santarosa.

Fotos: SSP / Especial / CP

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895