Canoas terá Central de Polícia em maio

Canoas terá Central de Polícia em maio

Prédio recém-construído abrigará três delegacias

Álvaro Grohmann / Correio do Povo

Prédio fica no bairro Moinhos de Vento

publicidade

A Polícia Civil está com pressa em sua jornada rumo à modernização. Além do surgimento do Serviço Aeropolicial, com a conquista de um helicóptero, a corporação vai intensificar o projeto que prevê a instalação de uma Central de Polícia em municípios com expressivos índices de criminalidade, considerados polos regionais. O primeiro passo foi dado em março, com a criação da Central de Polícia de Novo Hamburgo, na área central, onde estão reunidas as 1ª e 2ª Delegacias de Polícia (DP), a Delegacia para a Mulher e a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).

O segundo passo virá agora em maio, com a inauguração da Central de Polícia de Canoas, na rua Doutor Sezefredo de Azambuja Vieira, no bairro Moinhos de Vento. O prédio, recém-construído e com quatro andares, abrigará a 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (DPRM), a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DDPA) e a 3ª Delegacias de Polícia (DP). No segundo semestre deste ano, a expectativa se volta para a Central de Polícia de Passo Fundo, em fase de construção. Em 2013, será aberta, por exemplo, a Central de Polícia de Caxias do Sul. As cidades de Viamão e Rio Grande também estão nos planos.

O chefe de Polícia Civil, delegado Ranolfo Vieira Júnior, explica que o objetivo é reunir vários órgãos da corporação em um único local, para maior agilidade operacional e melhor prestação de serviço à comunidade, mas sempre obedecendo às especificidades da região. "A ideia é dar uma resposta imediata", sintetiza. Ele salienta que a economia de recursos também será significativa, pois os prédios são próprios. Lembra que todo o mobiliário e o equipamento de informática são igualmente novos, além de os prédios contarem com atendimento individualizado das vítimas, ficando longe, sobretudo, dos autores dos crimes.

O delegado Ranolfo destaca que o projeto da Central de Polícia envolve uma parceria entre o governo estadual e dos municípios contemplados.

O mês de maio será marcado também pela entrega de uma ampla e profunda radiografia da Polícia Civil, realizada por empresa de consultoria em convênio com o governo. Este diagnóstico servirá para nortear futuras ações e programas. O delegado revela também que outro sonho está se concretizando com a chegada do estande virtual para treinamento dos policiais civis na Acadepol.

Ranolfo acrescenta a futura aquisição de 90 novas viaturas e o ingresso de cerca de 800 inspetores e escrivães, formados até o segundo semestre deste ano.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895