Central de Polícia de Gravataí é inaugurada e atenderá também cidades vizinhas

Central de Polícia de Gravataí é inaugurada e atenderá também cidades vizinhas

Sede conta com uma Sala das Margaridas, voltada para o acolhimento para vítimas de violência doméstica

Correio do Povo

Nova unidade fica na avenida Jorge Amado, 761, no bairro São Vicente

publicidade

A Polícia Civil realizou na tarde dessa quarta-feira a inauguração da Central de Polícia de Gravataí, que fica situada na avenida Jorge Amado, 761, no bairro São Vicente. No local, funcionarão a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) e 1ª DP, além da sede da 1ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (1ª DPRM). A nova unidade atenderá as cidades de Gravataí e municípios próximos, como Alvorada, Cachoeirinha, Glorinha e Viamão.

Além dos espaços destinados aos atendimentos das delegacias, o novo prédio se destaca ainda por uma estrutura acessível e funcional. A sede conta com uma Sala das Margaridas, voltada para o acolhimento para vítimas de violência doméstica, bem como banheiros adaptados, auditório próprio, salas para apreensão de materiais e um posto de identificação do Instituto-Geral de Perícias (IGP).

A Central de Polícia de Gravataí também ganhou quatro amplas celas, com capacidade para 15 presos cada, o que vai garantir que os suspeitos aguardem a custódia em ambiente adequado. As áreas também foram planejadas para que os presos ingressem por uma entrada separada, sem contato com as vítimas e outras pessoas que procuram atendimento.

O Chefe de Polícia Civil, delegado Fábio Lopes, destacou a importância das parcerias firmadas para a concretização de uma demanda antiga, envolvendo o Governo do Estado, Prefeitura de Gravataí, Poder Judiciário e outras entidades privadas. O termo de cooperação para a viabilização da sede foi assinado em março de 2022. O espaço foi instalado em um prédio alugado, cujos valores serão custeados mensalmente pelo município. As obras de adaptação também ficaram a cargo da prefeitura.

Para o secretário estadual de Segurança Pública, Vanius Cesar Santarosa, “o produto final desse esforço coletivo é melhorar a vida das pessoas, resultado do trabalho conjunto do Governo do Estado, Prefeitura, Câmara de Vereadores e demais órgãos”. 

Houve ainda repasses do Ministério Público do Trabalho, da Câmara de Vereadores de Gravataí e do Fórum da Comarca de Gravataí, que foram direcionados para a pavimentação do local, instalação de estacionamentos cobertos e compra de aparelhos de ar-condicionado. 

A área onde funcionava a 1ª DP, na área central da cidade, vai agora abrigar um amplo complexo de saúde, que incluirá a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro e a Farmácia Municipal. A estimativa é de que o projeto seja licitado ainda no primeiro trimestre de 2023, sendo que a conclusão da obra e a inauguração ocorram em 2024.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895