Cinco presos envolvidos na morte de Teréu são transferidos para Rondônia

Cinco presos envolvidos na morte de Teréu são transferidos para Rondônia

Grupo vai para Penitenciária Federal de Porto Velho<br />

Hygino Vasconcellos

Apenados que participaram da morte de Teréu foram transferidos para Rondônia

publicidade

A Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) transferiu nesta quarta-feira cinco apenados envolvidos na morte de Cristiano Souza da Fonseca, o Teréu, ocorrida em 7 de maio deste ano. O grupo estava na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc), onde ocorreu o crime - dentro do refeitório - e vai para a Penitenciária Federal de Porto Velho, em Rondônia, no Norte do País.

Segundo o diretor do departamento de segurança e execução penal da Susepe, Mário Pelz, a movimentação dos presos começou pela manhã e se estendeu ao longo do dia. Sem dar muitos detalhes do esquema organizado, Pelz deixou escapar que a transferência aérea não ocorreu de única vez, mas em “voos continuados”. Ele observou que só daria mais informações após o processo ser concluído, quando os cinco já estivessem em Porto Velho.

Os apenados transferidos são: Paulo Márcio Duarte da Silva, Ubirajara da Silva Barbosa, Luciano Alves Pereira, Rudinei Pereira da Silva e Rudinei Henrique de Abreu. Eles vão ter que cumprir Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) por 360 dias, que é aplicado para apenados que apresentem alto risco para a ordem e a segurança do estabelecimento penal ou da sociedade. Cada um deverá permanecer em cela individual, podendo receber visitas semanais de duas pessoas, sem contar as crianças, com duração de duas horas, tendo direito à saída da cela por duas horas diárias para banho de sol.

O pedido pela transferência dos presos envolvidos na morte de Téreu foi feito ao Departamento Nacional Penitenciário (Depen) pelos magistrados da Vara de Execuções Criminais (VEC) da Capital Alexandre de Souza Costa Pacheco, Paulo Augusto Oliveira Irion, Patrícia Fraga Martins e Sidinei José Brzuska e da VEC de Charqueadas, Vanessa Lilian da Luz.

O crime

Cristiano Souza da Fonseca, o Teréu, foi morto dentro do refeitório da Pasc no dia 7 de maio. Nove presos foram indiciados por participação no crime. Toda a ação foi gravada por uma câmera instalada no local, apesar dos apenados tentarem bloquear a visão dos agentes que monitoravam o equipamento.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895