Coronel Jefferson Jacques assume Comando do Policiamento da Capital

Coronel Jefferson Jacques assume Comando do Policiamento da Capital

Ex-corregedor-geral substitui Mário Ikeda, que será subcomandante da BM na próxima semana

Correio do Povo e Rádio Guaíba

Cerimônia de troca do Comando do Policiamento da Capital ocorreu na manhã desta quarta-feira em Porto Alegre

publicidade

O ex-corregedor-geral da Brigada Militar (BM), coronel Jefferson de Barros Jacques, assumiu a vaga de Mário Yukio Ikeda no Comando de Policiamento da Capital em cerimônia realizada nesta quarta-feira, na sede do 1º Batalhão de Operação Especiais (BOE), no bairro Partenon, em Porto Alegre. A mudança ocorre para reorganizar a corporação com a aposentadoria compulsória do coronel Alfeu Freitas.

O coronel Jacques soma 33 anos de Brigada Militar e, desses, trabalhou no policiamento ostensivo por 30. Ele serviu em todas as unidades de policiamento da Capital, no choque e em órgãos de gestão do Comando Rodoviário, além de ter sido comandante do 20º BPM e subcomandante do BOE.

A posse do novo comandante-geral da Brigada Militar, coronel Andreis Silvio Dal´Lago, está marcada para o próximo dia 25, a partir das 9h. A cerimônia ocorrerá na Academia de Polícia Militar, no bairro Partenon, em Porto Alegre. Ele assume o cargo no lugar do coronel Alfeu Freitas Moreira, que está passando para a reserva remunerada e presidiu na manhã desta quarta sua última solenidade, a troca no Comando de Policiamento da Capital (CPC). Cargo exercido até agora pelo coronel Andreis Silvio Dal´Lago, o novo subcomandante-geral da BM será o coronel Mário Ikeda, que vinha conduzindo o CPC e foi substituído pelo coronel Jefferson de Barros Jacques.

À frente da BM, o coronel Andreis Silvio Dal´Lago assegurou que a atuação corporação será “muito forte” e baseada em três eixos considerados fundamentais: foco em gestão; investir em tecnologia de informação; e aprofundar a parceria com todos os órgãos de segurança pública em todos os níveis. “Vamos dar um maior grau de efetividade com os recursos que temos”, resumiu. O oficial citou, como exemplo, que uma das suas metas será a digitalização de todo o sistema de comunicação da BM. ”Não podemos conceber que qualquer delinquente esteja na faixa da BM, prejudicando nossas ações”, avaliou. Ele ressaltou ainda o sucesso da Operação Avante, que tem como eixos a análise criminal, inteligência e parcerias com instituições.

Para o futuro comandante-geral da BM, a criminalidade aumentou de “modo absurdo” nas regiões metropolitanas do país. “Houve também um aumento do grau de violência nos últimos anos”, assinalou, apontado a disputa do tráfico de drogas como o principal responsável. “Vamos continuar atuando muito forte”, reafirmou.


Freitas deixará o cargo também nesta quarta-feira, mas a solenidade de troca ocorrerá na próxima semana. O atual subcomandante coronel Andreis Dal’Lago assumirá o cargo. A vaga de Dal’Lago será preenchida pelo coronel Ikeda.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895