Corregedoria-Geral da BM investiga abordagem de policiais em Novo Hamburgo

Corregedoria-Geral da BM investiga abordagem de policiais em Novo Hamburgo

Coronel Vladimir Luiz Silva da Rosa classificou episódio de violência como "inadequado e ilegal"

Felipe Samuel

Em nota, 3º BPM informa que homens fardados aparecem em “conduta incompatível com a atividade policial”

publicidade

A Corregedoria-Geral da Brigada Militar instaurou procedimento para apurar a conduta de dois policiais militares do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), de Novo Hamburgo, em uma abordagem realizada no bairro São José, na madrugada do Réveillon. A ação foi flagrada em um vídeo que circula nas redes sociais. Nas imagens, um dos policiais aparece colocando uma sacola plástica verde na cabeça de uma pessoa em um bar. O outro PM apenas observa a ação do colega.

O 3º BPM já afastou os PMs das atividades de policiamento ostensivo. No vídeo, uma mulher aparece imobilizada com as mãos junto às costas, enquanto tem o objeto apertado contra sua nuca. O corregedor-geral da BM, coronel Vladimir Luiz Silva da Rosa, explica que a investigação criminal teve início após o recebimento de uma denúncia anônima. “Confirmamos num primeiro momento que são imagens verídicas e buscamos a identificação dos policiais”, destaca.

Após a análise das imagens, os dois PMs foram chamados à corregedoria onde foram ouvidos. Conforme Silva da Rosa, duas vítimas deveriam ser ouvidas nesta terça-feira. O casal seria proprietário do bar onde houve a ação dos PMs. O corregedor critica a abordagem dos policiais. “As imagens são claras. É um comportamento inadequado e ilegal. É uma conduta fora dos padrões operacionais que nós temos na instituição, e essa situação faz com que nós sejamos rígidos na investigação assim como fomos nas investigações anteriores de casos impactantes”, afirma

Segundo Silva da Rosa, a corregedoria deve intensificar as apurações e buscar todas as informações das partes envolvidas. “Queremos dar um desfecho até o final da semana, terminar essa investigação e dar uma resposta para a sociedade”, garante, acrescentando que os policiais estão afastados das atividades de policiamento ostensivo. “Essa abordagem fugiu de qualquer padrão lógico fere a questão dos direitos humanos que nós primamos o tempo todo”, completa.

O corregedor-geral lembra que a BM realiza cerca de 5 mil abordagens diárias no Estado. “É um caso infelizmente que aconteceu em Novo Hamburgo e que foge do nosso padrão de rotina”, ressalta. Por ora, as investigações apontam que apenas dois PMs teriam participado da ação. Um deles teria apenas observado a cena. “Não existe uma atuação isolada da outra, porque se um fez algo errado o outro tinha a obrigação de impedir que isso acontecesse. Então os dois têm responsabilidade”, sustenta.

Em nota, o 3º BPM informa que tomou ciência do vídeo onde dois homens fardados aparecem em “conduta incompatível com a atividade policial”. De acordo com a Brigada, foram identificados o local e os dois policiais militares que aparecem nas imagens. O 3ºBPM reforça que a Corregedoria-Geral já instaurou procedimento para a apuração das circunstâncias do fato e que os policiais estão afastados de suas atividades até que seja concluída a investigação.

Íntegra da nota da Brigada Militar

“O comando do 3⁰ Batalhão de Polícia Militar, sediado em Novo Hamburgo, comunica que tomou ciência de vídeo onde dois homens fardados aparecem em condutas incompatíveis com a atividade policial militar. Informa, ainda, que foram identificados o local e os dois policiais militares que aparecem nas referidas imagens, e que a Corregedoria-geral já instaurou procedimento para a apuração das circunstâncias do fato. A Brigada Militar de Novo Hamburgo afastou os policiais militares das atividades até que seja concluída a investigação da Corregedoria-Geral.”


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895