Delegado é indiciado por tortura de traficantes em Gramado

Delegado é indiciado por tortura de traficantes em Gramado

Policiais teriam agredido nove pessoas com choques elétricos para obtenção de informações

Halder Ramos/Correio do Povo

publicidade

O delegado de Gramado, Gustavo Celiberto Barcellos, e dois agentes da Delegacia de Polícia do município serrano foram indiciados por tortura, abuso de autoridade e prevaricação. O inquérito da Corregedoria Geral da Polícia Civil (Cogepol) foi entregue ao Judiciário na semana passada. Uma cópia do documento também foi entregue ao Conselho Superior de Polícia.

Segundo a investigação, a equipe teria agredido nove pessoas suspeitas de tráfico de drogas. O grupo foi preso em novembro de 2011. Os acusados teriam sido torturados com um aparelho de choque para revelarem a localização dos líderes e dos entorpecentes. O caso foi levado até a Cogepol pelo advogado de um dos suspeitos de tráfico, que fez denúncia ao Ministério Público.

Barcellos argumentou que não ocorreram agressões e que a denúncia tem a intenção de enfraquecer a ação policial. “Nada disso ocorreu. O advogado dos réus tenta descaracterizar as robustas provas que levaram cinco traficantes para a prisão”, frisou. Conforme o delegado, o inquérito é baseado nos depoimentos dos próprios criminosos e em laudos médicos contraditórios. “Fiz mais de 60 prisões de traficantes e nunca houve esse tipo de denúncia. Temos muitas provas a nosso favor”, afirmou.

Segundo ele, a investigação não permitiu que a defesa tivesse acesso ao inquérito. “Os policiais e eu tivemos cerceado nosso direito de defesa”, garantiu.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895