Denarc desarticula esquema de teleentrega de drogas e venda de armas no extremo Sul de Porto Alegre
Traficantes eram comandados por detento da Penitenciária Modulada de Charqueadas
publicidade
O Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) da Polícia Civil prendeu seis criminosos, nesta sexta-feira, durante ações contra o narcotráfico no extremo Sul de Porto Alegre. Além das prisões, também foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão e três bloqueios de contas bancárias.
Segundo o delegado Guilherme Dill, titular da 1ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico (1ªDin/Denarc), as diligências ocorreram nos bairros Lageado, Lami, Restinga, Espírito Santo, Campo Novo e Aberta dos Morros. Ainda conforme delegado, que coordenou a operação, 45 policiais civis participaram das diligências, que abrangeram também buscas na Penitenciária Modulada Estadual de Charqueadas (PMEC) e tiveram o apoio aéreo de um helicóptero.
As apurações, explicou Dill, tiveram início em outubro de 2022, após a prisão de dois traficantes no Lami. "Desta prisão e do material coletado, verificou-se um sistema de teleentrega de entorpecentes, que utilizava um bar como ponto de vendas. Eles chegavam a movimentar quase R$ 100 mil em um mês", destacou.
As investigações revelaram também a participação de criminosos no sistema prisional, que coordenavam a venda de drogas, armas e munições. Um detendo da penitenciária de Charqueadas, onde foram apreendidos cinco celulares, é apontado como o líder do esquema. Conforme foi apurado pela reportagem, ele teria ligações com uma facção que atua no Vale do Sinos.