Detento comanda execuções e cobra dívidas de dentro da Pasc

Detento comanda execuções e cobra dívidas de dentro da Pasc

Apenado, de 38 anos, teria planejado atentado contra policiais civis de Gramado

Halder Ramos

publicidade

O esquema de distribuição de tráfico de drogas descoberto pela Polícia Civil na última semana revelou outro crime. O presidiário, de 38 anos, condenado a 84 anos de prisão por roubos de carros e bancos, usava o celular para coordenar ações para assumir pontos de venda de drogas, fazia cobranças de traficantes, além ordenar execuções. Segundo investigações, ele planejou um atentado contra policiais civis de Gramado. Os áudios foram divulgados nessa quinta-feira pelo titular da Delegacia da cidade, delegado Gustavo Barcellos.

Segundo o delegado, o apenado era líder de uma quadrilha com base em Sapucaia do Sul. O delegado observa que o bando tinha traficantes da Região das Hortênsias como clientes e que planejava assumir o controle do tráfico no bairro Santa Marta, em Canela. “Em investigações paralelas, fizemos a prisão de dois traficantes da região e passamos a investigar a origem da droga. Descobrimos que ambos compravam do bando do apenado”, diz Barcellos.

O delegado explica que o esquema do presidiário tinha dois gerentes em Sapucaia do Sul. Com mandado de prisão decretado, os dois estão foragidos. “Eles trabalhavam diretamente para o detento, mas ele tinha outros traficantes que eram apenas clientes. Faziam apenas a venda da droga que ele vendia”, explica.

Com escutas telefônicas autorizadas pela Justiça, a Polícia Civil passou a monitorar as ações da quadrilha de Carreta. Apesar de estar preso desde 2007, o criminoso chefiava um esquema de tráfico de drogas. “O que mais chama a atenção é o poder de persuasão do criminoso”, avalia.

Quadrilha é presa com drogas

Além de clientes do presidiário, a Polícia Civil prendeu outros homens da quadrilha do presidiário e apreendeu quantia significativa de drogas. No total, foram retirados de circulação 17 quilos de maconha e aproximadamente um quilo de crack e cocaína. Na última quinta-feira, a Polícia Civil apreendeu 11,5 quilos de maconha e 23 gramas de crack. Foram presos três traficantes oriundos de Sapucaia de Sul. Em função das baixas, o presidiário estaria planejando um atentado contra a Delegacia de Polícia e contra agentes de Gramado.

Segundo o delegado, as escutas telefônicas ocorrem desde abril. No período, o apenado telefonou milhares de vezes para comparsas e clientes que estavam fora do presídio. Em uma das interceptações, o detento revela que assalta, mata e trafica de dentro da cadeia. Em outra, assume a autoria de um assassinato em Sapucaia.

Em 2012, o homem havia sido pego em escutas ordenando crimes de dentro da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc). O criminoso tem no histórico, ainda, uma fuga da Penitenciária Industrial de Caxias do Sul, em 2006. Ele foi recapturado em 2007 e sua pena vai até 2087. O delegado Barcellos observa que ele será indiciado por tráfico de drogas e associação ao tráfico. Os áudios das conversas serão repassados para outras delegacias de cidades onde ele ordenou crimes.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895