Detentos de Charqueadas impedem saída de familiares em protesto

Detentos de Charqueadas impedem saída de familiares em protesto

Presos exigem presença de juiz e promotor no local; Susepe diz que situação está controlada

Correio do Povo e Rádio Guaíba

publicidade

Detentos da Penitenciária Estadual de Charqueadas (PEC), na região Carbonífera, ameaçam impedir a saída de cerca de 140 pessoas, a maioria familiares, que entraram neste domingo de Dia dos Pais para visitação. Os presos pedem a presença de um juiz da Vara de Execuções Criminais (VEC) da Capital e de um promotor de Justiça para liberar os reféns.

Segundo a assessoria de imprensa da Superintendência dos Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul (Susepe), no entanto, a situação já foi controlada a partir da promessa de que um juiz conversará com os presos nesta segunda-feira. A Brigada Militar confirma a informação, mas alerta que só terá certeza sobre o controle total da situação às 17h, quando encerra o horário de visitações.

De acordo com a Brigada Militar, que responde pelo policiamento externo da casa penitenciária, participam do protesto 350 apenados do Pavilhão B, que bloquearam janelas e portas com colchões para obstruir o campo de visão dos PMs, que observam a situação do lado de fora da PEC.

O Comandante do Batalhão da Brigada Militar de Charqueadas, major Fábio Almeida César, explica que no final da tarde a corporação vai avaliar providências caso a negociação não tenha surtido efeito e os presos mantenham os reféns apesar de terem concordado com a presença do juiz na casa amanhã.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895