Detentos se rebelam e colocam fogo em cela de delegacia de Porto Alegre

Detentos se rebelam e colocam fogo em cela de delegacia de Porto Alegre

Ao menos três deles estão há seis dias detidos aguardando a abertura de vagas no sistema prisional

Gabriel Jacobsen / Rádio Guaíba

publicidade

Um grupo de dez homens detidos em uma cela da 2ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), no Palácio da Polícia, região Central de Porto Alegre, se rebelou, no início da tarde deste domingo. Os detidos chegaram a colocar fogo em pedaços de papelão em protesto pelas condições a que estão submetidos. Durante o motim, o grupo ameaçou, ainda, matar os próximos detidos conduzidos para o local. O delegado Francisco Antoniuk relata, também, que o grupo ameaçou fazer mais um motim, durante a próxima madrugada caso a situação não se altere.

Ao menos três deles estão há, ao menos, seis dias detidos na delegacia aguardando a abertura de vagas no sistema prisional. Como se trata de uma delegacia e não de uma casa prisional, os presos estão sem banho e se alimentando dentro da cela.

No momento em que os detidos faziam o protesto, a Brigada Militar apresentou dois detidos para lavrar flagrante por roubo de veículo. Diante do clima tenso, o flagrante só foi registrado por volta das 17h, quando houve permissão para um dos dois, reconhecido pela vítima, ser encaminhado ao Presídio Central. Poucos minutos depois, outro detido por posse de arma foi conduzido à delegacia, mas até o fechamento desta matéria não havia definição sobre o destino deles.

Segundo a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), não é possível prever quando vai haver espaço em presídios da região para encaminhar os detidos.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895