Dois são presos após sequestro seguido de ataque a tiros na zona Leste de Porto Alegre

Dois são presos após sequestro seguido de ataque a tiros na zona Leste de Porto Alegre

Suspeitos teriam sequestrado rival para que ele revelasse localização da residência de comparsa na Vila Conceição

Marcel Horowitz

publicidade

Dois suspeitos foram presos, na madrugada de sábado, por envolvimento em um ataque a tiros que deixou um ferido na Vila Maria da Conceição, na zona Leste de Porto Alegre. De acordo com a Brigada Militar, a vítima tem antecedentes por tráfico e seria integrante de uma facção. Na noite anterior, ele teria sido sequestrado pela dupla, na zona Sul.

Conforme o boletim de ocorrência, o homem foi levado à Vila Conceição e baleado próximo às 22h de sexta-feira. Antes disso, ele foi sequestrado e colocado dentro de um Renault Fluence de cor preta, na Rua Orfanotrófio, no bairro Cristal. Após o arrebatamento, a vítima foi levada para a zona Leste, onde teve que indicar aos sequestradores a localização da residência de um comparsa. Na sequência, ele foi alvejado pelos sequestradores, que fugiram.

O Renault Fluence foi monitorado e abordado por soldados do 1º BPM, na rua Cruzeiro do Sul, no bairro Santa Tereza. Os tripulantes foram presos e encaminhados para a Delegacia de Pronto Atendimento. 

Acionados por moradores da Vila Conceição, militares do 19º BPM socorreram o homem baleado. A vítima foi atingida por quatro disparos, sendo no rosto, axila, peito e quadril. Ele foi encaminhado para o Hospital de Pronto Socorro (HPS), onde passou por cirurgia e permanece internado em estado estável. 

Primeiro registro de ataque a tiros desde março

"O crime tem relação com disputas entre facções", afirmou o comandante do 19º BPM, tenente-coronel Samaroni Teixeira Zappe. No entanto, segundo ele, esse foi o primeiro registro de ataque a tiros na região desde março. 

"Desde o início do ano, registramos queda de quase 40% na redução de crimes na Vila Maria da Conceição. Esse é o menor número da série histórica em mais de uma década", destacou o tenente-coronel Zappe. "Esse crime parece ter sido um caso isolado. Não tínhamos vítimas, nesse contexto de guerras entre facções, há mais de nove meses", concluiu.

Família de apenado comanda tráfico na Conceição 

Por aproximadamente duas décadas, o tráfico de drogas na região foi comandado por Paulo Ricardo Santos da Silva, o 'Paulão da Conceição'. No entanto, a partir de 2013, desavenças entre seus subordinados deram início ao declínio do líder.

Em dezembro de 2022, Após diversas passagens pelo sistema prisional, Paulão recebeu o benefício da prisão domiciliar humanitária e se mudou para a região Metropolitana. 

 



Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895