Em nova análise, TCE mantém concurso da Brigada Militar suspenso

Em nova análise, TCE mantém concurso da Brigada Militar suspenso

Tribunal questiona restrição de idade no edital

Correio do Povo

Concurso está suspenso desde o início do mês

publicidade

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) manteve suspenso o concurso da Brigada Militar durante sessão dessa terça-feira. O tribunal analisou o agravo da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) que questionou a medida cautelar que vetou a realização do concurso com 200 vagas para a função de capitão e salário de R$ 11.620,55.

O conselheiro-relator Algir Lorenzon deu parecer parcial ao pedido da PGE, ao entender que não há a necessidade de alterar no edital a restrição do pagamento da inscrição do concurso no Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul). No voto, Lorenzon disse que o edital não limita ou impede que candidatos de outros Estados realizem a inscrição.

Apesar disso, o TCE acredita que o edital precisa ser retificado, por isso manteve a medida cautelar. De acordo com o conselheiro, é preciso excluir os itens 3.3 e 3.16, que estabeleceram requisito de idade para candidatos civis. Para o TCE, “qualquer restrição etária é inconstitucional e caracteriza injustificável discriminação”.

A decisão ressalta ainda, que, no momento que as retificações forem cumpridas, caberá a própria Brigada Militar reabrir o concurso e estipular os prazos do certame. 

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895