Enfermeiras denunciam abuso em UPA de Novo Hamburgo

Enfermeiras denunciam abuso em UPA de Novo Hamburgo

Paciente fez piadas machistas e teria agarrado uma funcionária durante atendimento

Stephany Sander

Enfermeiras teriam sofrido abuso em UPA de Novo Hamburgo

publicidade

Duas funcionárias da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, teriam sofrido abuso verbal e sexual de um paciente nesta semana. Conforme uma técnica de enfermagem que trabalha no local, o paciente deu entrada no local na tarde dessa terça-feira.

"Já na sala de medicamentos ele começou a fazer piadas machistas e usar termos de baixo calão conosco. À noite, ele foi para uma sala de estabilização, e como o enfermeiro que atendeu ele nesse período era homem, não tivemos mais problemas”, afirmou ela.

Porém, na manhã dessa quarta, a técnica contou que o paciente passou a mão no seio de uma das enfermeiras, quando ela foi medir a pressão dele. Logo após, ele teria agarrado outra funcionária. “Além de mal-educado, pois não respeitava nós nem os outros pacientes, ele ficou ameaçando nossa colega que iria beijar ela, de novo”, contou a funcionária que chamou reforço policial.

Após deter o homem, testemunhas e as funcionárias prestaram depoimento e registraram ocorrência na Polícia Civil. O homem foi encaminhado ao Instituto Penal de Novo Hamburgo na manhã desta sexta-feira

A direção da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo informou que repudia tais atitudes e que está prestando apoio às funcionárias. O órgão salienta que um dos princípios da autarquia é atender à todos com equidade e sem distinção, por isso, não é esperado que uma situação como esta aconteça com quem cuida da saúde da população. 

UPA reforça segurança

Foi encaminhando uma licitação para a contratação de agentes que fiquem responsáveis pela portaria da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, de Novo Hamburgo. Os profissionais, segundo a Fundação de Saúde Pública, estarão preparados para agir em casos extremos. Atualmente, apenas um agente da Guarda Municipal fica no local, e quando necessário, equipes de reforço são enviadas para garantir a segurança dos funcionários da unidade.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895