Escolas do RS dizem reforçar segurança após boatos de ameaças

Escolas do RS dizem reforçar segurança após boatos de ameaças

Em Alvorada, administração afirma que está trabalhando em conjunto com Guarda Municipal e Brigada Militar para redobrar atenção nas instituições

Correio do Povo

publicidade

Em consequência dos boatos sobre ameaças de ataques em escolas, várias prefeituras do Rio Grande do Sul têm divulgado notas de esclarecimento. Em Alvorada, a Secretaria Municipal de Educação informou que a administração está tomando todas as medidas de segurança, trabalhando em conjunto com a Guarda Municipal e Brigada Militar para redobrar a atenção no entorno das instituições.

“Além do apoio da BM, reforçamos a segurança interna, bem como o monitoramento através de câmeras de segurança em todas as unidades e a nossa equipe está atenta e tomando as medidas preventivas necessárias para que os nossos alunos e colaboradores sintam-se seguros para frequentar o ambiente escolar. Informamos ainda que as escolas estarão atendendo normalmente e como medida de segurança será somente permitida a entrada de alunos e funcionários da mesma”, esclareceu. “Ressaltamos que nossas unidades são ambientes seguros para o acolhimento dos nossos estudantes e estamos trabalhando efetivamente para manter o clima de tranquilidade necessário para o bom andamento das nossas atividades pedagógicas. Contamos com o apoio dos senhores para que não contribuam com a disseminação de informações inverídicas”, complementou.

“Para maior segurança manteremos a entrada na escola somente para alunos, respeitando os horários já estabelecidos, como temos feito desde o retorno às aulas presenciais. Temos câmeras na entrada do portão e nos andares também. Informamos que entendemos se as famílias se sentirem mais seguras em não enviar seus filhos para a escola hoje e amanhã (dias que estão ameaçando). Nenhum aluno será prejudicado e poderá realizar atividades perdidas quando retornar a partir de quarta-feira”, esclareceu.

Porto Alegre

Na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Júlio Grau, de Porto Alegre, a direção fez uma postagem na qual anunciou a presença da Brigada Militar no local. “Senhores pais e responsáveis. Enquanto escola estamos cientes das ameaças que estão circulando na internet referente a ataques nas escolas hoje e amanhã, pois também recebemos muitas mensagens com o mesmo teor. Também estamos apreensivos com esta situação e solicitamos o patrulhamento da Brigada Militar”, destacou.

Para minimizar a apreensão dos pais, a Prefeitura de Porto Alegre anunciou, nesta segunda-feira, a estratégia de implantação de um novo sistema de emergência nas escolas da rede municipal: o botão do pânico. O primeiro passo será a consolidação de um protocolo, que vai detalhar o acionamento do botão de pânico no aplicativo BeOn e a resposta das forças de segurança às ocorrências.

O aplicativo possui um botão de pânico, que, em caso de emergências, pode ser acionado por servidores cadastrados. O sistema enviará um alerta para o Ceic, que deslocará equipes dos órgãos competentes aos endereços pré-cadastrados das escolas e creches. O sistema também ficará disponível para demais instituições públicas e privadas que desejarem utilizá-lo.

Canoas

Já em Canoas, a Guarda Municipal intensificou a Ronda Escolar nesta segunda-feira. A ação faz parte das estratégias de segurança e prevenção à violência no entorno das 83 escolas municipais da cidade. Os agentes atuam na entrada das aulas no turno da manhã e da tarde, acompanhando também a saída dos alunos.

“Nós sempre estivemos presentes nas escolas, mas agora estamos dando toda a prioridade para essa questão do policiamento comunitário escolar. É uma atividade ampliada, onde nos envolvemos com a comunidade e os órgãos de proteção e de segurança. Para nós é um trabalho muito importante”, declarou o diretor da Guarda Municipal, Elizandro Silva. “A ideia é que a integração policial funcione no sentido de reforçar as ações de prevenção à violência”, salientou.

Entre as medidas que serão implementadas nos próximos 90 dias, estão o controle mais rígido de acesso à parte interna das escolas; a elaboração de uma cartilha de procedimentos segurança, capacitação dos diretores e professores; e a instalação de câmeras em pontos estratégicos, interligadas com a Secretaria Municipal da Educação e Secretaria Municipal de Segurança Pública; além de um sistema de alarme integrado. Todas as escolas irão receber os números úteis de contato para dar maior agilidade no atendimento.

Garibaldi

Em Garibaldi, a Prefeitura esteve reunida com a Brigada Militar para discutir maneiras de aumentar as medidas de segurança nas escolas estaduais, particulares e municipais. A secretária de Educação, Beatriz Arregui Sopelsa, ressaltou que todas as escolas municipais possuem uma rotina de segurança, na qual somente é permitida a entrada de pessoas devidamente identificadas, com agendamento prévio e autorização do órgão.

Vale do Taquari 

No Vale do Taquari, os secretários municipais de Educação de Teutônia, Westfália, Paverama e Poço das Antas também se encontraram com a BM. Uma reunião deve ser marcada com as equipes diretivas e professores, das escolas públicas e privadas dos municípios, visando orientar sobre segurança nas escolas, precauções e posturas a serem adotadas dentro das instituições de ensino, assim como discutir questões sobre drogadição, violência e bullying. A reunião será realizada ainda neste mês.

A comunidade escolar de São José do Hortêncio também já discute o aumento de itens restritivos de acesso às escolas, especialmente durante o turno das aulas. Todas as escolas possuem cercamento dos seus espaços e monitoramento via câmeras de segurança. É possível acessar a escola em único portão e esse permanece trancado.

Gravataí

Por sua vez, a Prefeitura de Gravataí, por meio das secretarias municipais de Educação e da Segurança para Assuntos de Segurança Pública, com a Guarda Municipal, tranquilizaram a comunidade escolar sobre medidas preventivas e ações de segurança em nossas escolas. “Todas as forças de segurança do Estado – Polícia Civil e Brigada Militar – estão mobilizadas e atentas para a onda irresponsável de notícias infundadas sobre falsas ameaças. Trabalhamos diariamente, 24 horas por dia, independentemente da época, para garantir um ambiente seguro para todos. Melhoramos o cercamento das escolas com gradis e instalamos monitoramento por vídeo e câmeras com sensor de intrusão, que dispara um alerta para o observador caso alguém invada uma escola”, destacou em nota oficial.

São Leopoldo

O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, se reuniu nesta segunda-feira com representantes das forças de segurança do município. Na pauta, entre os assuntos, também foi abordada as formas de prevenir possíveis ataques às escolas do município. “Infelizmente temos em nossa sociedade pessoas inconsequentes. São pessoas mal intencionadas que ficam espalhando mentiras em grupos de aplicativos de mensagens. Isso gera uma insegurança em nossa comunidade. Por isso, peço que fiquem atentos aos canais oficias de informações da Prefeitura e das Polícias. Temos várias ações para garantir que as nossas escolas sejam ambientes seguros focados na formação humana e cidadã”, destacou Vanazzi. 

A Secretária de Segurança Pública de Defesa Comunitária, Giselda Matheus, referendou a atuação integrada das forças de segurança em São Leopoldo. “Investir de maneira responsável e atuar de forma integrada traz resultados concretos. Nosso trabalho se dá especialmente pela boa relação que temos com a Brigada Militar, a Polícia Civil e todos os órgãos de segurança no cotidiano. Vamos manter este trabalho para buscar cada vez mais dar tranquilidade para a população de São Leopoldo”, ressaltou ela. 

Nova Santa Rita

A Prefeitura de Nova Santa Rita informou que são falsas as mensagens que circulam em redes sociais com ameaças às instituições de ensino do município. O prefeito em exercício Toninho Pfeil se reuniu com o secretário de Segurança, Moacir Serpa Godoi, e a secretária de Educação, Maria Rita Feijó, para tratar do assunto e tranquilizar a comunidade.

“Conforme contato feito com a Brigada Militar, as mensagens são falsas e circulam em grupos nas redes sociais de todo país. Não existe nenhum tipo de risco aos nossos estudantes, mas de qualquer forma, estamos atentos às movimentações”, disse o prefeito em exercício. Segundo ele, a segurança em todas as instituições municipais foi reforçada. “Aos pais, mães e comunidade escolar pedimos tranquilidade neste momento. O conteúdo que causa pânico se trata de fake news”, reforça Toninho.

Tanto a Prefeitura, quanto a BM pedem que as pessoas evitem de compartilhar tais mensagens falsas, afim de evitar desespero e pânico. O setor de inteligência da BM está monitorando tais conteúdos e informa que não houve fato verdadeiro em nossa cidade. A BM está priorizando o patrulhamento nas escolas e orientando a comunidade, no sentido de tranquilizá-la. 

A partir de terça-feira (amanhã, 11) um guarda patrimonial será destinado para cada instituição municipal de ensino. Ao todo, são 18. “Tomamos essa decisão para garantir que todos os estudantes possam permanecer no colégio com a tranquilidade, tendo como a única preocupação o aprendizado.” Segundo Toninho, embora os setores de inteligência afirmaram que as publicações são fake news, garantir a segurança de cada um é dever do poder público. “São postagens sem origem, que circulam em todo país, mas devemos nos precaver. Pedimos atenção das forças de segurança e a Brigada Militar iniciou, ainda pela manhã, rondas nas escolas, assim como a Polícia Civil fará a apuração das postagens e a propagação de notícias falsas. Nosso objetivo é proteger o ambiente escolar, garantindo a segurança e o bem-estar dos estudantes, professores e demais profissionais da educação”. 

Estância Velha

A Prefeitura de Estância Velha informou que existe uma preocupação constante com a segurança da comunidade escolar. A Administração vem criando ferramentas que possam oferecer a segurança necessária a todos os profissionais e alunos da rede municipal de ensino. 

Nos primeiros meses de 2023, foi instalado em todas as escolas municipais o “botão de pânico”, um dispositivo que, quando acionado, emite um alerta sonoro diretamente na central de monitoramento da Guarda Municipal. Segundo a Administração, esse sinal de alerta é a chave para que uma viatura seja deslocada, imediatamente, até a escola. Além disso, já foram instaladas câmeras de reconhecimento facial que irão detectar pessoas não identificadas que possam adentrar nas dependências das escolas. Atualmente, professores, alunos, pais e responsáveis estão sendo cadastrados no sistema.

 Na semana passada, uma nova reunião foi realizada com corpo diretivo das escolas para alinhar novos procedimentos, mas também aproximar, ainda mais, da comunidade escolar da Administração pública, compartilhando sentimentos e ações. Outras medidas de segurança estão sendo estudadas cujo objetivo é eliminar qualquer infortúnio.  

O prefeito Diego Francisco e o secretário de Educação, Gustavo Guedes, pedem a colaboração dos pais para que observem as regras de segurança das escolas como, por exemplo, manter os portões sempre fechados e evitar a entrada de pessoas estranhas ao ambiente escolar. “Entendemos a preocupação de todos e saibam que estamos trabalhando para garantir a segurança e tranquilidade nas escolas municipais. Para nós, da Administração, a escola é um lugar onde a paz e a alegria devem reinar e, por isso, estaremos sempre empenhados e atentos para que todos se sintam protegidos dentro das instituições de ensino. Seguimos acreditando que, através das crianças, podemos construir um futuro cada vez melhor. Para isso, é importante a união de todos na proteção dos nossos bens mais preciosos, que são nossos filhos”, garante o prefeito de Estância Velha.

Charqueadas

A Secretaria de Educação de Charqueadas informou que está em contato com os órgãos de segurança Pública do Município para garantir a segurança nas escolas. “Fomos informados de que estão acompanhando tecnicamente os fatos do print que circula nas mídias sociais envolvendo supostos atentados em Charqueadas e, até o momento, não há nada de concreto sobre algum perigo iminente em nosso município. No entanto, como medida preventiva, a Secretaria Municipal de Educação tomará medidas para aumentar a segurança de nossas escolas já na semana que vem. Pedimos que os pais e responsáveis por nossos alunos fiquem tranquilos e que, em caso de qualquer informação que possa ser relevante, nos comuniquem imediatamente para que possamos tomar as devidas providências. A segurança de nossos alunos é nossa principal preocupação e estamos trabalhando para garantir um ambiente escolar seguro e acolhedor”, esclarece a Secretaria Municipal de Educação através de nota. 

Dois Irmãos

A Administração da cidade de Dois Irmãos esclarece que reforçou a preocupação com a segurança dos estudantes. Informou ainda que as escolas do Município são cercadas, contam com câmeras de segurança, portão eletrônico e o acesso é liberado apenas para pessoas que tenham vínculo com as instituições. Além disso, existe o serviço de guardas nas escolas para reforçar a segurança na entrada e saída dos estudantes. Evidentemente que, na medida que houver oportunidade e viabilidade, novas ações serão realizadas gradativamente para reforçar ainda mais a segurança nos educandários. A Administração também está em contato com os prestadores de serviços para verificar melhorias neste sentido. De acordo com o Executivo, existe uma preocupação e apreensão da comunidade escolar, que contatou a Administração, mas a gestão está tranquilizando os pais apresentando as medidas de segurança que atualmente estão em vigor. Os alunos estão frequentando normalmente nas aulas. 

Sapiranga

A Prefeitura de Sapiranga informa que medidas foram adotadas visando ampliar a segurança nas escolas, como a contratação de empresas de segurança que já estão atuando em todas as escolas municipais. A Administração Municipal conta com câmeras de videomonitoramento nas escolas, portões com trava elétrica, além de alarme com botão de pânico, que já são realidade nas escolas de Sapiranga. 

Montenegro

A Secretaria de Educação e Cultura de Montenegro explica que a segurança das crianças matriculadas nas unidades de ensino da rede pública é uma preocupação constante, que envolve rondas tanto da Guarda Municipal quanto da Brigada Militar. Além disso, quase todas as escolas de Educação Infantil possuem portões eletrônicos, que ficam fechados durante as aulas. Nas demais, o acesso ocorre pela secretaria. Nos dois casos, os adultos são obrigados a se identificar antes de ingressar no ambiente em que estão os menores. 

Nesta terça-feira (11), haverá um encontro entre o Executivo, a Secretaria de Educação e as forças de segurança para discutir novas ações, como palestras e orientações aos professores e diretores sobre a prevenção à violência e o combate às Fake News. O debate também será estendido às famílias, que devem estimular o bom comportamento entre os filhos, construindo um ambiente de paz e respeito nas escolas. “Com relação ao medo, obviamente existe de parte de algumas famílias. Contudo, parece haver também a consciência de que o último ataque, registrado em Blumenau, está sendo usado de forma torpe e maldosa para desestabilizar os espaços destinados ao ensino. Por enquanto, não houve queda na frequência dos estudantes”, pontou a assessoria de comunicação da Prefeitura de Montenegro.  


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895