Família passa cinco horas refém de assaltantes em Passo Fundo

Família passa cinco horas refém de assaltantes em Passo Fundo

Caminhoneiro, esposa e filha de um ano foram rendidos na BR 285

Acácio Silva / Correio do Povo

Criminoso se entregou após negociação com a polícia

publicidade

Um caminhoneiro, a esposa e a filha do casal passaram cinco horas de terror na cabine do caminhão após serem feitos reféns por assaltantes em Passo Fundo. A ação dos criminosos começou por volta das 23h30min dessa sexta-feira, quando Aroldo Luiz Carine, de 39 anos, Nilza Oliveira Carine, de 38, e a filha de apenas um ano chegavam ao município do Planalto Médio em um caminhão baú com 12 toneladas de carga.

A família mora em Lagoa Vermelha e o condutor havia carregado o veículo em São Paulo para entregar mercadorias em Passo Fundo e Marau. Ao chegar no Km 286 da BR 285, próximo à barragem da fazenda da Brigada Militar, o veículo foi abordado por quatro assaltantes que estavam num Peugeot 207 prata. O caminhoneiro foi obrigado a parar no acostamento e dois ladrões entraram na cabine e perguntaram sobre o malote. Ele informou que não transportava valores, apenas produtos diversos.

O motorista foi obrigado a conduzir o caminhão, pois os assaltantes não conseguiram dar partida no veículo. Cerca de 500 metros adiante, uma viatura do 3º Batalhão de Operações Especiais (BOE) localizou o caminhão e os policiais, mesmo sem saber do assalto, desconfiaram e começaram seguir o veículo. Logo perceberam que se tratava de uma ocorrência com reféns, pois o motorista foi obrigado o desviar para uma estrada de chão batido. O capitão Álvaro Martineli, que comandava a guarnição, conseguiu contato com a família do caminhoneiro, obtendo o número de telefone celular da esposa dele. Com isso, conseguiu contato com os assaltantes, que estavam com as vítimas.

A dupla obrigou o motorista a rodar mais de 200 quilômetros por municípios da região, sempre seguido pela viatura do BOE. Um dos assaltantes fugiu com o caminhão em movimento numa estrada que liga Tapejara à BR 285. Depois, o outro concordou em se entregar em Passo Fundo. O caminhoneiro foi obrigado a parar o caminhão na avenida Brasil, Vila Petrópolis, próximo à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). O caminhão foi cercado por várias viaturas da Brigada Militar, mas o assaltante, de 32 anos, natural de Passo Fundo, só aceitava libertar as vítimas e se entregar com a presença de jornalistas.

Após uma hora de tensas negociações com o capitão Martineli e com o comandante do 3º Regimento de Polícia Montada (RPMon) da BM, tenente Luiz Fernando Bica, e com a presença da imprensa, o assaltante concordou em se entregar e libertar a família. Eram 4h30min quando ele saiu da cabine com as mãos na cabeça.

Depois do assaltante, Nilza, muito abalada, foi a primeira a sair, com a filha no colo. O marido saiu em seguida e contou as horas de terror que passou com os assaltantes ameaçando atirar na esposa e na filha caso o polícia invadisse a cabine. “Viajo para o Rio e São Paulo e nunca pensei que fosse acontecer isso em casa”, disse. A esposa estava acostumada a acompanhá-lo nas viagens.

O criminoso detido, que já tinha antecedentes criminais, foi conduzido para a DPPA e autuado em flagrante por roubo qualificado. Não foi encontrada arma com ele, pos isso os policiais acreditam que tenha jogado fora no caminho. Os outros homens que estavam no Peugeot não foram localizados. Nessa sexta-feira, agentes da 1ª Delegacia de Homicídios haviam prendido um irmão do assaltante, também por assalto e ainda homicídio.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895