Família registra trote na polícia após universitário ser internado em Bagé

Família registra trote na polícia após universitário ser internado em Bagé

Calouro da Unipampa entrou em coma alcoólico durante atividade com veteranos

Jossicar Saraiva / Correio do Povo

publicidade

Um calouro da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), de 17 anos, está internado na Santa Casa de Caridade de Bagé, em estado regular, após sofrer um trote agressivo, na sexta-feira, que resultou num coma alcoólico. O estudante aguarda a presença de um profissional do Departamento Médico Legal para realizar exame de corpo de delito.

O aluno foi vítima de trote aplicado por veteranos do curso de Engenharia da Produção. A família do jovem registrou um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). Segundo o irmão do calouro, os "bixos" do curso foram retirados do Campus da UniPampa, localizado na Vila Malafaia, zona Leste da cidade, e levados até a Praça da Escola Silveira Martins, no Centro. No local, foram submetidos a uma "brincadeira" de ingresso na faculdade.

“Ele e os colegas foram sujos com erva mate, café, tinta, ovos, farinha, terra, água suja, além de outras coisas que nem sabemos identificar, devido à mistura e ao mau cheiro. Não satisfeitos, os veteranos submeteram os calouros a ingestão de bebida alcoólica em funis”, relatou.

O fato de a vítima não estar habituada a esse tipo de bebida e manter uma rotina saudável, sem vícios, de acordo com o irmão, deve ter sido a razão pela qual tenha entrado em estado de coma alcoólico mais facilmente. "Até por que a quantidade ingerida foi absurda, com o uso de um funil. Não sabemos se era realmente só cachaça ou se havia outras substâncias misturadas”, afirmou.

A vítima foi encaminhada ao Pronto Socorro da Santa Casa. Rafael contou que o irmão foi salvo pelos enfermeiros do hospital, que fizeram procedimento de reanimação. O estudante continua sob observação médica e faz exames para verificação de funcionamento do fígado, pâncreas, coração e sistema nervoso.

Universidade repudia prática

Em nota oficial publicada nesta terça-feira, a reitoria da Unipampa destaca que “em vista dos eventos denunciados, manifesta o seu repúdio à prática de atividades violentas na recepção aos novos estudantes, ressaltando que condutas agressivas e coercitivas não condizem com os princípios da Instituição”.  O texto enfatiza que o trote ocorreu fora das dependências do Campus Bagé e foi isolado, sem precedentes.

"Quaisquer tipos de trotes abusivos, que envolvam riscos e violência, são terminantemente proibidos e repudiados em todas as instâncias e campi da Unipampa e passíveis de punição conforme o regime disciplinar dos discentes, constante do Regimento Institucional. A Unipampa compromete-se a averiguar a responsabilidade pelo fato, adotando em relação aos responsáveis as medidas previstas no regimento", diz o comunicado.

A delegada Juliana Garrastazu, que investiga o caso, informou que está ouvindo as pessoas envolvidas para apurar se houve crime. Segundo ela, os colegas do rapaz declararam ele bebeu voluntariamente. A direção da Unipampa também será ouvida, a fim de saber qual a orientação no processo de recepção aos novos estudantes.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895