Governo do RS estuda utilizar contêineres para abrigar detentos

Governo do RS estuda utilizar contêineres para abrigar detentos

Relação custo x benefício e agilidade para execução são pontos importantes a serem analisados no projeto

Rádio Guaíba

Governo do RS estuda utilizar contêineres para abrigar detentos

publicidade

* As informações são dos repórteres Bibiana Dihl e Eduardo Paganella 

Para resolver o problema da falta de vagas em presídios do Rio Grande do Sul, o que leva presos a ficarem detidos em viaturas e em delegacias, O governo do Rio Grande do Sul estuda a utilização de contêineres para abrigar presos provisórios, em meio ao processo de triagem. Segundo o secretário de Segurança, Cezar Schirmer, trata-se de uma possibilidade tendo em vista a relação custo x benefício e a agilidade para a sua execução.

A alternativa é estudada juntamente com outras possíveis soluções que o Estado pretende tomar emergencialmente. Os contêineres podem ser usados provisoriamente até que se obtenham vagas no sistema prisional e que fiquem prontas as casas de triagem anunciadas no final de outubro, para Porto Alegre e Charquedas, pelo secretário. 

 Os equipamentos terão de ser comprados pelo Governo, mas o valor é quase irrisório se comparado ao preço da construção de um prédio. Não há um prazo definido para o início do projeto, caso ela seja adotado pela Secretaria de Segurança Pública.

Presos em viaturas

Dois presos estão detidos em viaturas da Brigada Militar devido à falta de vagas em presídios e em celas de delegacias. 
A 2ª e a 3ª Delegacias de Polícia de Pronto-Atendimento seguem interditadas para receber detentos. A 2ª tem 11 retidos em celas, e a 3ª, quatro, além de dois sob custódia em hospitais. Conforme a Susepe, são 56 presos detidos em Delegacias de Polícia da região Metropolitana nesta quarta-feira.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895