Governo inaugura centro de triagem com 96 vagas

Governo inaugura centro de triagem com 96 vagas

Secretário Cézar Schirmer prometeu série de medidas para aumentar o número de vagas

Correio do Povo e Rádio Guaíba

Centro de triagem dentro do Presídio Central foi construído em 19 dias

publicidade

O governo do Estado do Rio Grande do Sul inaugurou nesta terça-feira, dentro do Presídio Central de Porto Alegre, um novo centro de triagem. A obra do prédio foi iniciada em 18 de julho e prevê quase 100 vagas. Segundo o secretário de Segurança, Cézar Schirmer, a instalação é mais uma de uma série de projetos que visa aumentar o número de vagas para presos no Estado.

“Estamos inaugurando um novo centro de triagem com 96 vagas. Construído em 19 dias. Uma obra não só feita com muita rapidez, mas com muita solidez e segurança dentro do Presídio Central”, afirmou o secretário.

Detentos fogem do Instituto Penal Pio Buck
Mais de 190 presos aguardam por vagas no sistema prisional
Presídio de Canoas poderá receber mais 144 presos

Entre os projetos que devem iniciar nos próximos meses estão um novo presídio ao lado do Central, um novo centro de triagem na mesma região e um em Bento Gonçalves. Está programado ainda a construção de uma nova instalação em Viamão, mas ainda sem data para iniciar.

“Com isso, estamos mostrando o esforço que faz o governo do Estado em abrir vagas. Seja na abertura de centro de triagens, e esse é o segundo, seja através da abertura do (Instituto Penal) Pio Buck para receber aproximadamente 100 presos hoje. Também abertura de Canoas 144 vagas. Aqui ao lado vamos construir um novo presídio. Provavelmente, vamos começar em 30 dias. Em Bento Gonçalves, também em 30 dias. Em Viamão, um pouco mais. Isso demonstra o esforço que estamos fazendo para enfrentar o problema da insegurança em diferentes áreas. Seja chamando concursados, abrindo concursos, construindo novos presídios, equipando a Brigada e a Polícia Civil e construindo um novo prédio do Instituto Geral de Perícia”, declarou o secretário.

Cézar Schirmer ainda explicou como será o novo presídio que será construído ao lado do Central e que será pago pela Companhia Zaffari. A rede de supermercados trocou com a administração José Ivo Sartori o terreno localizado na Avenida Praia de Belas, 1.595, no bairro Praia de Belas, pela construção de um prédio em terreno do governo ao lado do histórico prédio que serve de penitenciária desde 1959.

“Serão entorno de 400 vagas e a nossa expectativa é que em 11 meses a obra esteja concluída. Isso é o começa das mudanças no Presídio Central. Também ao lado vamos construir um novo centro de triagem com 112 novas vagas. Não se faz segurança pública sem ter um sistema prisional adequado. Isto é, número de vagas compatível com a necessidade. Uma das causas de todo esse quadro doloroso da insegurança que vivemos é um sistema prisional caótico. Vamos enfrentar também por esse lado”, destacou Schirmer.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895