Governo irá analisar uso da Força Nacional após incêndios em Porto Alegre

Governo irá analisar uso da Força Nacional após incêndios em Porto Alegre

Secretário de Segurança disse que 150 homens ficariam à disposição da cidade

Correio do Povo e Rádio Guaíba

Governo irá analisar uso da Força Nacional após incêndios em Porto Alegre

publicidade

O secretário de segurança do Estado, Wantuir Jacini, afirmou nesta quarta-feira que irá conversar com o governador José Ivo Sartori sobre a possibilidade de usar a Força Nacional após os incêndios de cinco ônibus e um lotação na zona Sul de Porto Alegre. A questão será analisada em uma reunião marcada para hoje. "A Força Nacional é para atuar em questões e locais específicos, como em presídios, por exemplo. Hoje vamos analisar o caso dos incêndios e depois falar com o governador", resumiu em entrevista à Rádio Guaíba.

Ainda que tenha comentado a possibilidade usar a Força Nacional na Capital, Jacini declarou que a chegada da corporação a Porto Alegre representaria um desprestígio à Brigada Militar (BM). "A Força Nacional não poderia atuar como um policiamento rotineiro porque os soldados não conhecem a cidade e não teriam o desempenho adequado. Eles têm disponíveis 150 homens, enquanto a BM conta com 2 mil para o mesmo trabalho. Isso seria um desprestígio", enfatizou.

Conforme Jacini, um plano de ação é elaborado pela secretaria de segurança em conjunto com a BM e EPTC. O monitoramento das garagens dos ônibus está sendo feito e a investigação já tem algumas pistas dos suspeitos de realizarem os incêndios. "O modus operandi indica que foram os mesmos autores em todos os episódios, que usaram motocicletas e uma arma longa. Estamos trabalhando para dar tranquilidade à sociedade", acrescentou.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895