Governo solicita a pacientes vacinados em clínica que busquem Vigilância em Saúde

Governo solicita a pacientes vacinados em clínica que busquem Vigilância em Saúde

Investigação da Polícia Civil aponta fraudes nas vacinas

Correio do Povo

Clínica fica neste centro comercial na avenida Maurício Cardoso

publicidade

O governo do Estado emitiu um comunicado, na quinta-feira, solicitando aos pacientes vacinados em clínica interditada, de Novo Hamburgo, que entrem em contato "o mais breve possível" com a Vigilância em Saúde do município através do telefone (51) 3097-9411, entre as 8h e às 17h, ou pelo e-mail epidemio@novohamburgo.rs.gov.br.

Ao efetuar o contato, é preciso informar o nome completo do paciente (no caso de criança ou adolescente, também o nome do responsável), data de nascimento, carteira de vacinação com o registro das vacinas aplicadas, endereço completo e telefone. Os casos serão avaliados individualmente e receberão as devidas orientações.

• "Estamos chocados", dizem pais de bebê que foi vacinado em clínica interditada

A clínica foi interditada na quarta-feira por fraude na aplicação de vacinas. De acordo com o secretário de Saúde do Estado, João Gabbardo, a clínica aplicava vacinas, que seriam contra febre amarela e meningite, com a seringa vazia. "Durante inspeção da Polícia Civil e da Vigilância Sanitária de Novo Hamburgo se constatou uma série de irregularidades na clínica. A mais séria delas era a suposta aplicação de vacinas", ressaltou o secretário.

A clínica também teria doses de vacinas contra a gripe vencidas e conteúdos em condições de conservação inadequada. Além disso, há a suspeita de que as agulhas seriam reaproveitadas em diversos pacientes. Quando o procedimento correto é descartá-las.

• Advogado da proprietária de clínica interditada diz que não existe crime

A Secretaria da Saúde (SES), em parceria com a Secretaria de Saúde de Novo Hamburgo, ressalta que está adotando todas as medidas cabíveis a fim de minimizar possíveis danos sofridos pelos usuários.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895