Guarda Municipal de Porto Alegre registra aumento de 74% no número de prisões

Guarda Municipal de Porto Alegre registra aumento de 74% no número de prisões

Corporação prendeu 297 pessoas ao longo de 2023; pico de detenções ocorreu em abril

Marcel Horowitz

Maior número de prisões na Capital ocorreu em abril

publicidade

A intensificação das ações de patrulhamento da Guarda Municipal resultou em um aumento no número de prisões em Porto Alegre. Segundo levantamento divulgado pela Secretaria Municipal de Segurança (Smseg) nesta segunda-feira, 297 pessoas foram detidas pela corporação entre os dias 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2023. O número supera em 74% o registrado no ano anterior.

O pico de detenções ocorreu em abril, com 85 presos, em meio às ofensivas de combate aos crimes de furto e roubo de fios. Em contrapartida, o menor número foi registrado em março, quando ocorreram oito prisões.

“Propomos uma mudança de posicionamento para a Guarda Municipal, tanto no âmbito do efetivo, quanto em relação às bases. Além disso, passamos a usar toda a tecnologia desenvolvida e disponibilizada pela prefeitura no auxílio às ações de segurança”, afirmou o secretário de Segurança, Alexandre Aragon.

De acordo com o secretário-adjunto da Segurança, Comissário Zottis, as operações coordenadas pela pasta motivaram 98 prisões. “A participação da Guarda Municipal nas forças-tarefa da prefeitura foi fundamental, fortalecendo a instituição e também o combate à criminalidade. É preciso destacar também a integração dos agentes com os órgãos parceiros”, ressaltou Zottis, que também foi responsável por coordenar as ofensivas.

A lista de ocorrências mais comuns na Capital é encabeçada pelos casos de furto e roubo (17%). Outros delitos recorrentes foram as pichações em propriedades municipais e espaços públicos (5%) e flagrantes registrados no patrulhamento preventivo (5%).

A região Central e a Zona Sul concentraram o maior número de prisões realizadas pela Guarda Municipal no ano que passou. O Centro Histórico aparece em primeiro lugar no ranking, com 76 detenções, seguido pelos bairros Cristal (62), Praia de Belas (25), Farroupilha (21), Rio Branco (14), Cidade Baixa (11) e Floresta (11).

O último ano também foi marcado pela ampliação do raio de atuação dos agentes municipais, com a entrega de novas sedes no Parque Farroupilha e nos bairros Sarandi e Vila Nova. Além disso, 56 agentes ingressaram no quadro da corporação. O novo efetivo será empregado nas ruas ainda no primeiro trimestre de 2024.

“A Guarda Municipal está em franco desenvolvimento, refletindo diretamente em uma capacidade de apoio cada vez maior às demais forças de segurança e fiscalização. O objetivo é aumentar a sensação de segurança do cidadão”, destacou o comandante-geral da força, Marcelo Nascimento.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895