Homem é preso em flagrante com prensa em Porto Alegre

Homem é preso em flagrante com prensa em Porto Alegre

Máquina serve para fazer tijolos de maconha, cocaína e crack, segundo a polícia

Marco Aurélio Ruas

publicidade

Um homem foi preso em flagrante por agentes do Departamento Estadual de Narcóticos (Denarc), da Polícia Civil, sob a posse de um equipamento utilizado para a confecção de tijolos de drogas. Os policiais encontraram uma prensa hidráulica, adaptada artesanalmente no formato de “tijolo”. O flagrante ocorreu na noite de terça-feira, no bairro Lomba do Pinheiro em Porto Alegre. A máquina serve para fazer tijolos de maconha, cocaína e crack.

Segundo coordenados da operação, o delegado Mario Souza, o local foi investigado durante um mês. “Além da prisão do suspeito e a apreensão da prensa, também foram apreendidas embalagens, fita adesiva e alguns litros de querosene”, revelou. O equipamento, que pesa cerca de 70 quilos, estava no meio da casa. Mesmo assim, o suspeito teria afirmado que não tinha percebido a presença do maquinário. “Ele negou ter conhecimento sobre do que se tratava a prensa”, disse o delegado. Foram encontrados resquícios de um pó branco no maquinário. “O teste preliminar indica que se trata de cocaína”, revelou Souza.

A adaptação realizada no equipamento permitia que tijolos de drogas com cerca de um quilo fossem produzidos no local. Para que isso fosse possível, peças feitas artesanalmente estavam acopladas a prensa.

De acordo com a polícia, essas prensas são utilizadas para a preparação final do tijolo de droga. “Essa apreensão demonstra que os grupos recebem as drogas com maior pureza. Porém, durante o processo de produção do tijolo até a revenda, a quantidade é aumentada. Com isso, a pureza é menor”, salientou o diretor do Denarc, Emerson Wendt.

Para o delegado Mario Souza é possível que o local servisse como uma das partes finais da preparação da droga para venda a granel. “A preparação para venda em grande quantidade normalmente pode ser feita por meio de tijolos de cerca de um quilo de droga seja ela cocaína, maconha ou crack”, explicou.

O diretor Wendt ainda destacou que a ação foi fundamental na desarticulação dos esquemas de tráfico das drogas da região. “A ação faz parte da atenção especial que damos as áreas conflagradas do tráfico de drogas”, ressaltou. O homem foi autuado por tráfico de drogas e posse de maquinário para preparação de drogas. Como o local e perto de uma escola, há agravante. O homem foi encaminhado ao Presídio Central.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895