Idoso é libertado de cárcere onde se alimentava das próprias fezes

Idoso é libertado de cárcere onde se alimentava das próprias fezes

Vítima estava acorrentada havia três meses numa casa em Viamão

Wagner Machado / Rádio Guaíba

publicidade

Por pelo menos três meses, um idoso de aproximadamente 70 anos ficou acorrentando em um pequeno quarto nos fundos de uma casa sem quase nada para comer, em Viamão, na região Metropolitana. A condição sub-humana a que os cuidadores o submetiam foi interrompida nesta segunda-feira após denúncias de vizinhos ao Conselho Municipal do Idoso.

Segundo a presidente do conselho, Luci Alfonso, relatos dão conta de que o idoso – que está sem documentação – se alimentava das próprias fezes e urina e geralmente não recebia alimentos . “Os cuidadores, se é que é possível dar essa qualificação para quem faz isso, davam para ele, ainda que raramente, água e comida de cachorro por uma pequena portinha”, diz Luci, ao revelar que os vizinhos demoraram para revelar a suspeita, por isso só agora a situação de abandono foi descoberta.

Hoje, os conselheiros foram até a casa onde o idoso estaria e, mesmo após a confirmação de que não havia ninguém acorrentado no local, eles insistiram em entrar e o encontraram. “Na residência, havia somente um mulher, mas como ela demorou para atender e disse que o idoso havia saído para trabalhar com o marido dela, nós desconfiamos. Uma pessoa com dificuldades não sai para trabalhar. Pedimos licença e nos aproximamos de um casebre, foi quando ele começou a murmurar”, conta.

A cuidadora foi levada a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Alvorada (DPPA) e foi presa em flagrante. A vítima recebeu cuidados médicos e comida. “Além de buscar prender o marido da cuidadora, que também deixou o idoso no cativeiro, ainda precisamos averiguar muitas questões, como por exemplo, onde está a família dele?” afirmou a presidente do Conselho Municipal.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895