Indígenas fazem trégua após conflito em Cacique Doble, no Norte do RS

Indígenas fazem trégua após conflito em Cacique Doble, no Norte do RS

Briga pelo cacicado deixou quatro feridos na semana passada

Correio do Povo

Policiais da Brigada Militar e da Polícia Federal fizeram reunião com indígenas

publicidade

Depois de dias de tensão entre indígenas de uma reserva em Cacique Doble, Norte do Estado, o clima está mais ameno. Após intervenção da Polícia Federal e do 10ª BPM, os caciques rivais se comprometeram a respeitar a trégua. “A situação está mais calma”, explicou o comandante do 10ª BPM, major Rodrigo Schwaab da Silva. “Com a nossa presença, os ânimos ficaram mais tranquilos”, reiterou o oficial. 

Desde a última sexta-feira, uma guarnição da Força Tática do batalhão está fazendo o patrulhamento na reserva para evitar novos conflitos. Segundo Schwaab, há uma disputa pelo cacicado. “Um grupo está querendo uma nova eleição para cacique”, completou. 
A disputa pelo comando da reserva começou na quarta-feira quando foi deflagrado o primeiro confronto entre os índios que habitam o local. 

Nos dias seguintes, os embates resultaram em quatro feridos, dois deles baleados. “Dois dos envolvidos na briga foram transferidos para o hospital de São José do Ouro e os outros dois para Passo Fundo”, informou o comandante.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895