Liderança de facção é alvo de operação do Denarc na zona Sul de Porto Alegre

Liderança de facção é alvo de operação do Denarc na zona Sul de Porto Alegre

Recolhido na Pasc, traficante domina o tráfico de drogas em um conjunto habitacional no bairro Chapéu do Sol

Correio do Povo

Houve a apreensão de dois quilos de maconha, centenas de pinos vazios, dois carregadores e uma balança de precisão, além de duas prisões

publicidade

O Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) da Polícia Civil deflagrou na manhã desta sexta-feira a operação Figueiras contra uma liderança de facção que atua na zona Sul de Porto Alegre. A ação, coordenada pelo delegado Gabriel Borges, ocorreu no bairro Chapéu do Sol.

Os agentes cumpriram quatro mandados judiciais de busca e apreensão domiciliar em conjunto habitacional que é dominado pelo traficante. Houve a apreensão de cerca de dois quilos de maconha, centenas de pinos vazios, dois carregadores e uma balança de precisão. Duas prisões foram efetuadas.

A investigação durou cerca de dois meses. O delegado Gabriel Borges explicou que o trabalho começou com uma prisão e a apreensão de 25 quilos de maconha, quatro quilos de cocaína e três quilos de crack no final de novembro do ano passado em Canoas. “Com o avançar da investigação foi possível apurar de quem era o entorpecente apreendido”,observou o delegado Gabriel Borges.

A droga pertencia ao criminoso vinculado à facção nascida no Vale do Rio dos Sinos. “Essa liderança do crime organizado atualmente cumpre pena na Penitenciária Estadual de Charqueadas (Pasc) e esteve envolvida em uma série de homicídios que ocorreram nos últimos anos em Porto Alegre, inclusive com decapitações e marcações de siglas das lideranças no corpo dos cadáveres dos rivais”, disse.

Conforme o delegado Gabriel Borges, o criminoso domina o armazenamento e distribuição de drogas no conjunto habitacional no bairro Chapéu do Sol, inclusive “expulsando moradores para utilizar imóveis como objeto de armazenamento de drogas”. O traficante tem influência também em Canoas.

“Antes da prisão, o líder estava hospedado num resort de luxo fora do Rio Grande do Sul, sendo preso no local e permanecendo recluso até a presente data”, acrescentou. “A ação é fruto da metodologia do Denarc de sempre relacionar as grandes apreensões de drogas com as respectivas lideranças, fazendo, com isso, a responsabilização criminal dos envolvidos”, concluiu. 

BAGÉ

A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Bagé, junto com a Brigada Militar, apreendeu na manhã desta sexta-feira mais de 400 gramas de crack, suficientes para uma produção superior a 4 mil pedras, além de porções de cocaína, balança de precisão e munições. Duas mulheres foram presas em flagrante por tráfico de drogas.

Houve o cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão nos bairros Balança e Habitar Brasil. As investigações começaram no final do ano passado, para coibir o tráfico de entorpecentes comandado por um detento do Presídio Regional de Bagé.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895