Lula tem esperança de que Congresso reveja Emenda Ibsen, diz Cabral

Lula tem esperança de que Congresso reveja Emenda Ibsen, diz Cabral

Caso isto não aconteça, governador do Rio afirmou que presidente vetará a emenda

Agência Brasil

publicidade

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, disse neste sábado que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda tem esperança de que o Congresso Nacional reveja a emenda do deputado Ibsen Pinheiro (PMDB/RS). O projeto prevê a distribuição dos royalties do petróleo entre todos os estados e municípios brasileiros e não apenas entre os produtores.

Para Cabral, caso a proposta de Ibsen não seja revertida pelos parlamentares, Lula vetará a emenda. No último dia 18, em viagem à Jordânia, Lula disse que a distribuição dos royalties era um problema do Congresso. “O que o presidente Lula está dizendo é o seguinte: ele espera que o Congresso mexa. Ele é um democrata. Agora, é evidente, se chegasse àquela barbaridade (a divisão proposta pela Emenda Ibsen), ele vetaria. Ele tem esperança, e eu também, de que, até lá, o Congresso Nacional possa rever essa emenda aprovada em um primeiro momento na Câmara”, disse o governador.

Cabral qualificou de “insensatez” a emenda de Ibsen Pinheiro, por mexer mexer em um direito adquirido do estado. Ele voltou a afirmar que concorda apenas com a discussão sobre a possibilidade de abrir mão de parte dos royalties do pré-sal ainda não licitado. Mesmo assim, ele diz que os estados e municípios produtores precisam de um tratamento diferenciado.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895