Número de detentos aprovados no Encceja cresce 124% no RS

Número de detentos aprovados no Encceja cresce 124% no RS

RS teve 1.435 presos aprovados no exame, conquistando a sexta posição no país

Marcel Horowitz

Índice de presos aprovados no RS foi o sexto maior do país em

publicidade

O Rio Grande do Sul teve 1.435 detentos aprovados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2023, ocupando a sexta posição nacional. O número representa um aumento de 124% em relação ao ano anterior, que teve 640 aprovados.

Ao todo, 6.854 presos se inscreveram, um aumento de 30,47% se comparado aos 5.253 inscritos em 2022. Destes, 4.809 realizaram o exame. Foi a edição com maior adesão das casas prisionais gaúchas.

Os 1.435 aprovados em todas as disciplinas irão receber o Certificado de Conclusão referente ao nível ao qual se inscreveram. Outros 2.391 irão receber uma Declaração Parcial de Proficiência, pois alcançaram a nota mínima em uma das quatro provas.

O Encceja é um exame para a avaliação de pessoas que não concluíram os ensinos fundamental e médio em idade regular. Assim como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o responsável pela elaboração é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e as etapas de avaliação são aplicadas pelas secretarias de educação e pelos institutos federais. Os testes ocorrem em outubro.

No exame para o ensino fundamental, os candidatos precisaram resolver quatro provas, com 30 questões objetivas cada, nas áreas de Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa; Língua Estrangeira Moderna; Artes; Educação Física; Redação; História; e Geografia.

Já para o ensino médio, as disciplinas foram Ciências da Natureza e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Linguagens, Códigos e suas tecnologias; Redação; e Ciências Humanas e suas tecnologias.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895