No Paraná, Denarc apreende 300 quilos de maconha destinada à Região Metropolitana de Porto Alegre

No Paraná, Denarc apreende 300 quilos de maconha destinada à Região Metropolitana de Porto Alegre

Droga havia sido descarregada de um barco na cidade paranaense de Santa Helena, onde os policiais civis gaúchos estavam aguardando

Correio do Povo

Investigação mirou a facção criminosa do Vale do Rio dos Sinos

publicidade

Um carregamento de cerca de 300 quilos de maconha, que seria trazido para a Região Metropolitana de Porto Alegre, foi apreendido pelo Departamento Estadual de Operações do Narcotráfico (Denarc) da Polícia Civil, durante a operação Santa Helena, deflagrada no Paraná. A investigação durou dois meses.

O balanço da ação foi divulgado na manhã desta segunda-feira pelo delegado Guilherme Dill em Porto Alegre. Houve a participação do Denarc do Paraná, sob comando do delegado André Mendes. O trabalho investigativo mirou a facção criminosa do Vale do Rio dos Sinos, que foi responsável por transportar em torno de uma tonelada de maconha mensalmente ao Rio Grande do Sul.

“Trata-se de ação cirúrgica no combate à criminalidade, na qual se verificou que a rota dos entorpecentes se iniciaria na cidade de Santa Helena, no Paraná, onde ingressava no Brasil através de barcos. Dentre os investigados estão cidadãos brasileiros e cidadãos paraguaios, os quais começam a rota da narcotraficância naquela cidade e transportam em veículos ou caminhões até a Região Metropolitana de Porto Alegre”, enfatizou o delegado Guilherme Dill.

Os policiais civis gaúchos viajaram na última quinta-feira e as diligências foram realizadas na sexta-feira e sábado passado. As equipes se estabeleceram na região de mata nas proximidades do rio Paraná. Um barco dos traficantes se aproximou e iniciou-se o descarregamento da droga.

Os agentes entraram então em ação. “Em razão da distância, da mata fechada e terreno de difícil acesso, não foi possível a captura de nenhum dos traficantes, que fugiram por terra e também na embarcação”, observou o delegado Guilherme Dill. “No local do descarregamento, foi possível apreender 10 fardos de maconha, pesando aproximadamente 300 quilos”, acrescentou. Ele estimou que o barco teria ao menos uma tonelada de maconha.

A ocorrência foi registrada em Cascavel. A equipe do Denarc voltou para Porto Alegre na noite desse domingo. “A ação integra a linha do que a Polícia Civil pretende, que é a descapitalização do crime organizado e efetuar apreensões de drogas, tentando interromper a rota do narcotráfico”, frisou o delegado Guilherme Dill.

“Essa investigação demonstrou que o trabalho de investigação, aliado ao trabalho em conjunto com instituições de outros estados, podem apresentar resultados excelentes no combate ao crime organizado. As investigações irão continuar para responsabilizar todos que auxiliam nas funções do tráfico interestadual de drogas”, garantiu.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895