Nova penitenciária de Charqueadas recebe doação de 300 livros

Nova penitenciária de Charqueadas recebe doação de 300 livros

Penitenciária Estadual de Charqueadas 2 tem quatro espaços de leitura

Marcel Horowitz

Doação foi promovido pela Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, do Conselho de Cidadania da Federação das Indústrias do Estados do Rio Grande do Sul (Fiergs)

publicidade

A Penitenciária Estadual de Charqueadas 2, inaugurada no final de novembro, recebeu a doação de 300 livros. O ato foi promovido pela Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, do Conselho de Cidadania da Federação das Indústrias do Estados do Rio Grande do Sul (Fiergs).

O novo estabelecimento prisional tem quatro espaços de leitura, distribuídos por quatro galerias. Os locais são supervisionados pelos próprios apenados, que organizam as obras e também auxiliam outros detentos na busca por autores.

A entrega faz parte de um convênio da entidade com a Polícia Penal, que vigora desde 2012. “A parceria com o Banco de Livros é muito importante para o sistema prisional porque, além do abastecimento de obras literárias, auxilia os detentos que cursam educação formal e também os que participam da remição de pena pela leitura”, destacou a chefe da Divisão de Educação do Departamento de Tratamento Penal, Iarani Rocha.

Conforme a legislação vigente, uma leitura deve ser concluída em até 30 dias. A partir de então, os presos fazem um relatório do livro, que será avaliado por uma comissão de validação, formada por equipes técnicas em cada unidade. Uma obra lida, depois do reconhecimento da Justiça, representa a redução de quatro dias da pena. O limite é de 12 livros por ano, resultando em 48 dias remidos.

Os livros doados foram recebidos pelo diretor da unidade, Joaquim Neto, e pela assistente social Kátia Barcelos. Em conjunto com outros servidores, eles atuam para que as políticas voltadas para as práticas sociais educativas sejam implementadas na penitenciária conforme a legislação vigente.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895