Nove cidades do Rio Grande do Sul receberão novos PMs nesta semana

Nove cidades do Rio Grande do Sul receberão novos PMs nesta semana

Nas ruas de Porto Alegre, mais de 500 policiais já estão em fase de estágio

Correio do Povo

Mais de 500 PMs já atuam nas ruas de Porto Alegre

publicidade

A Brigada Militar (BM) encerra as formaturas dos cerca de 2 mil novos policiais militares ao longo desta semana. Nesta terça-feira ocorre solenidade em Caxias do Sul; na quarta-feira em Bento Gonçalves e Uruguaiana; na quinta-feira em Igrejinha e Bagé; na sexta-feira em Osório, Frederico Westphalen, Santana do Livramento e Três Passos; e finalmente no sábado em Santa Rosa e Santo Ângelo. Já haviam sido realizadas em Porto Alegre, Rio Grande, Montenegro, Erechim, Passo Fundo, Cruz Alta, Carazinho, Santa Maria, Rio Pardo, Pelotas e Lajeado. 

Na Capital já estagiam nas ruas 550 novos PMs, sobretudo na área central da cidade, sempre no período diurno. O comandante-geral da BM, coronel Mário Ikeda, explicou que na próxima semana, após o término das formaturas, será iniciado o processo de destinação do contingente para as unidades em que vão atuar em definitivo, com base na classificação obtida no curso. A estratégia de distribuição dos 2 mil novos policiais militares vai permitir empregar parte do reforço em unidades que podem atuar em todo o Rio Grande do Sul. 

Nesse sentido estão sendo criados dois novos batalhões de choque com 110 policiais militares em cada, sendo um sediado em Pelotas e o outro em Caxias do Sul. “Certamente vai dar um reforço para melhorarmos ainda mais os números da segurança pública”, afirmou o governador Eduardo Leite durante a formatura em Pelotas, realizada no sábado passado. “Muito obrigado por se entregarem a essa missão. Se temos a perspectiva de vivermos em paz, é porque existem pessoas como vocês, que deixam seus filhos e familiares e colocam a própria vida em risco para proteger a todos nós”, afirmou na ocasião. “Desejo que, ao final dos seus turnos de trabalho, vocês voltem para seus lares”, complementou o vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior. 

Uma das metas do governo com o aporte de efetivo da BM é de que nenhum dos 497 municípios gaúchos tenha menos do que cinco policiais militares e que os 40 postos rodoviários estaduais operem nas 24 horas. Os 38 pelotões de operações especiais existentes em todo o Rio Grande do Sul receberão reforço e 18 municípios com os maiores índices de criminalidade, conforme estudo do programa transversal e estruturante RS Seguro, estão sendo igualmente contemplados com o novo contingente.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895