Ofensiva contra facção que extorquia comerciantes prende sete criminosos em São Leopoldo

Ofensiva contra facção que extorquia comerciantes prende sete criminosos em São Leopoldo

Grupo criminoso com base no Vale do Sinos foi alvo da "Operação Elo Forte"

Marcel Horowitz

publicidade

A Polícia Civil deflagrou a "Operação Elo Forte", nesta terça-feira, contra uma facção que extorquia comerciantes no Vale do Sinos. Cerca de 200 agentes da corporação, Brigada Militar e Guarda Municipal participaram da ação, cumprindo 28 mandados de busca e apreensão e oito prisões preventivas em São Leopoldo. Até o final da manhã, sete criminosos já haviam sido presos.

A  "Elo Forte" se originou a partir dos desdobramentos da "Operação Fake Security", em julho. Na ocasião, outros sete faccionados foram presos, todos integrantes de um grupo criminoso no Vale do Sinos, que tem a principal fonte de renda na prática de extorsão e no tráfico de drogas.  A Polícia Civil suspeita que a quantia movimentada pelos criminosos, desde novembro do ano passado, seja superior a R$ 2,5 milhões.

Durante as diligências, em julho, também foi revelado que três detentos da Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ) eram responsáveis pela cobrança dos valores aos comerciantes. Naquele mês, outras quatro mulheres, todas sem antecedentes policiais, também foram detidas, apontadas como suspeitas de recebimento e transferência do dinheiro arrecadado entre os membros do grupo criminoso.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895