Ofensiva contra grupo criminoso em Santa Maria prende 28 pessoas

Ofensiva contra grupo criminoso em Santa Maria prende 28 pessoas

Operação Foss combate enriquecimento ilícito através do tráfico de drogas e armas

Marcel Horowitz

Integrantes de organização criminosa foram alvo da Draco em Santa Maria

publicidade

Foram detidas 28 pessoas, nesta quinta-feira, em Santa Maria, na região Central. Destas, seis foram presas em flagrante e 22, por ordem de prisão preventiva. Houve também apreensão de carros, drogas, munições e armas.

As detenções ocorreram no âmbito da Operação Foss, deflagrada por agentes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Santa Maria. O objetivo foi combater o enriquecimento ilícito através do tráfico de entorpecentes e armas na cidade.

Foram cumpridas 48 ordens judiciais, sendo 24 mandados de prisão preventiva e 24 mandados de busca e apreensão. Além de Santa Maria, diligências também ocorreram em São Gabriel e Caxias do Sul.

De acordo com o delegado regional Sandro Meinerz, a ofensiva foi resultado de nove meses de investigação. Os alvos seriam membros da célula de uma organização criminosa com base no Vale do Sinos, mas que também criou ramificações na região Central.

"Foi possível identificar ao menos 25 criminosos ligados às lideranças do grupo. Essas pessoas tinham atuação voltada ao tráfico de drogas, associação para o tráfico e comercialização de armas de fogo”, destacou Sandro Meinerz.

Os líderes do grupo investigado cumprem pena na Penitenciária Estadual de Santa Maria e no Presídio Regional de Caxias do Sul, onde também foram alvo de novos mandados de prisão. A suspeita é que eles determinavam a logística das ações criminosas, mesmo estando presos.

A ofensiva contou com policiais de Santa Maria, Júlio de Castilhos, São Sepé, São Pedro do Sul, Dona Francisca, Nova Palma, Tupanciretã, Itaara, Ivorá, Silveira Martins, Cachoeira do Sul, São Francisco de Assis, Santiago, Cruz Alta, Bagé, Santo Ângelo, São Gabriel, Agudo, Faxinal do Soturno, São João do Polesine e Rosário do Sul.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895