Oito assaltantes de bancos são presos em dois dias pela Polícia Civil de Santa Catarina

Oito assaltantes de bancos são presos em dois dias pela Polícia Civil de Santa Catarina

Quadrilha cometeu vários ataques entre 2021 e 2022 em Itajaí e Brusque

Correio do Povo

Armas foram apreendidas na ação

publicidade

A Polícia Civil de Santa Catarina já prendeu oito suspeitos de envolvimento em ataques a bancos ocorridos entre 2021 e 2022. Na última sexta-feira, o oitavo integrante do grupo foi preso. Outros sete foram detidos na quinta-feira passada, após a deflagração da segunda fase da operação X com apoio da Polícia Militar.

A quadrilha é apontada como responsável pelo cometimento e planejamento de vários roubos. Um deles a uma agência bancária, na Praia Brava, em julho de 2021; outro a agência no bairro São Vicente, em outubro de 2021; mais um a uma agência no bairro Itaipava, em fevereiro de 2022; todas em Itajaí. Um ataque também foi cometido contra um banco em Brusque, em junho de 2022. Entre os alvos dos criminosos estava o Sicredi.

Os casos são apurados pela Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Itajaí, sob comando do delegado Eduardo Ferraz. Na quinta-feira, os agentes cumpriram 6 mandados judiciais de prisão preventiva e outros 12 mandados de busca e apreensão em Itajaí, Balneário Camboriú, Camboriú, Tijucas e São José. Na sexta-feira, a ação ocorreu em Itajaí.

Houve a apreensão um rifle, um revólver, duas pistolas, cinco simulacros de arma de fogo, munições, uma máscara usada nos ataques, telefones celulares, veículos, documentos falsos e cerca de R$ 5 mil em dinheiro.

Em todos os roubos, os suspeitos praticavam a mesma dinâmica para cometer os crimes: três indivíduos, portanto pistolas e armas longas, invadiam as agências no começo do horário do expediente bancário, destruindo o vidro com marreta e subtraindo valores, além de arma de fogo e colete balístico dos vigilantes.

Na primeira fase da operação X, realizada em julho de 2022, foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e oito mandados de busca. Dois fuzis, duas pistolas, uma carabina, um kit roni, coletes balísticos e equipamentos táticos foram recolhidos na ocasião.

TIMBÓ GRANDE

Em Timbó Grande, em Santa Catarina, uma quadrilha assaltou a agência do Banco do Brasil, na tarde da última sexta-feira. Durante o roubo, os bandidos efetuaram disparos contra os policiais militares e atearam fogo em um Fiat Palio.

Após o ataque, os criminosos fugiram em um Toyota Ethios. Miguelitos foram espalhados pela quadrilha ao longo do caminho. Três reféns foram libertados depois. A fuga prosseguiu em um Volkswagen Crossfox. Não é descartado que um dos ladrões tenha ficado ferido no tiroteio.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895