Operação apreende mais de 5 toneladas de fios e cabos em Porto Alegre

Operação apreende mais de 5 toneladas de fios e cabos em Porto Alegre

Força-tarefa permanente está sendo intensificada em pontos que apresentam maiores índices de receptação

Correio do Povo

publicidade

Mais de 5 toneladas de fios e cabos foram apreendidos em Porto Alegre em uma operação especial da Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP) na tarde desta quinta-feira. A força-tarefa permanente de combate aos crimes de receptação, furto e roubo de materiais percorreu 12 unidades de reciclagem em pontos da região central, Norte e Sul, tendo como alvo os grandes receptadores.

Durante a ação, seis pessoas foram presas em flagrante e outras 12 conduzidas para delegacia. Também foram apreendidas cinco toneladas de fios e cabos e mais quatro caminhões com uma quantidade expressiva de materiais, que ainda está sendo contabilizada.  

A força-tarefa contou com a integração de diferentes órgãos de segurança. O start da operação foi dado pelo secretário-adjunto da Segurança, coronel Mario Ikeda. “Estamos trabalhando de forma integrada com as forças de polícia para combater este crime, que vem impactando no dia a dia das grandes cidades. Além de atacarmos os crimes de furto e roubo também estamos focados em combater este elo de receptadores”, destacou.

O planejamento de ações, mapeamento e investigações são aprofundados para obter resultados efetivos. Coordenada pela SSP, a ofensiva foi criada em 2022 após o poder público ter contabilizado prejuízos na rede de iluminação, especialmente em praças e parques da Capital.

A Operação Fios e Cabos já foi realizada em sete cidades gaúchas como Porto Alegre, São Leopoldo, Tramandaí, Imbé, Capão da Canoa, Osório e Pelotas, mirando mais de 60 alvos. Durante este período, cerca de 20 pessoas foram presas e mais de 2,5 toneladas de materiais foram apreendidos. A operação conjunta contou com a participação de efetivos da Polícia Civil (PC), Brigada Militar (BM), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Guarda Municipal, EPTC, fiscais da prefeitura, equipes técnicas e concessionárias de empresas de telefonia e energia.  Também foram realizadas vistorias pelo Batalhão de Polícia Ambiental e Corpo de Bombeiros Militar visando a proteção do meio ambiente e prevenção à incêndios.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895