Operação conjunta apreende 310 mil dólares em Santana do Livramento

Operação conjunta apreende 310 mil dólares em Santana do Livramento

Dinheiro foi encontrado dentro de um carro que se dirigia para Uruguai

Hygino Vasconcellos

publicidade

Mais de 310 mil dólares e R$ 12 mil foram apreendidos nesta quarta-feira pela Receita Federal em Santana do Livramento, na fronteira com o Uruguai, durante Operação Brasil Integrado, entre terça-feira e a madrugada de quinta-feira, que movimentou diferentes órgãos de polícia e ainda Forças Armadas, Receita Federal e Ibama.

O dinheiro foi encontrado dentro de um carro que se dirigia para Uruguai, conforme o diretor do Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI), coronel Antônio Scussel. Não há informações dos ocupantes do automóvel, mas o militar observa que era de nacionalidade brasileira.

Durante a operação, cinco armas foram apreendidas, entre elas um fuzil 762, de uso restrito das Forças Armadas, que foi localizado pela Brigada Militar em Vacaria na terça-feira. “Houve um confronto entre o indivíduo que portava a arma e a BM. Ele já estava sendo monitorado e seria de Lagoa Vermelha”, observou Scussel. Também foram apreendidos sete pontos (unidades) de droga sintética, em Vacaria, na terça-feira. Além disso, foram apreendidos 49 munições e 13 veículos.

Ao todo 11 pessoas foram presas durante a operação conjunta em todo o Rio Grande do Su, a maioria por tráfico de drogas e contrabando. Além disso, mais de 12 mil pessoas foram abordadas durante os dois dias, além de 863 caminhões, 10,124 carros e 313 ônibus.

A Operação Brasil Integrado ocorreu simultânea em 20 Estados do Brasil e aqui no Rio Grande do Sul foram realizadas em 13 cidades, entre municípios de fronteira e na divisa com Santa Catarina. São eles: Chuí, Jaguarão, Santana do Livramento, Quaraí, Uruguaiana, São Borja, Porto Mauá, Tiradentes do Sul, Iraí, Frederico Westphalen, Vacaria e Torres.

Na quarta-feira ocorreu um video-conferência entre os 20 estados participantes, no qual foram informados os resultados para o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. O secretário de Segurança Pública, Airton Michels, observou que o bom resultado da operação se deve a integração entre as forças policiais e pela estrutura do DCCI, criada para a Copa do Mundo.

O ministro observou que até o final do ano quer realizar mais uma operação, mas com a participação das 27 unidades da Federação.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895