Operação Contenção busca dar uma resposta à série de assassinatos

Operação Contenção busca dar uma resposta à série de assassinatos

Cinquenta policiais participaram da ação na Vila dos Sargentos e na Vila Cruzeiro

Eduardo Amaral

Operação Contenção foi deflagrada na Vila Cruzeiro e na Vila dos Sargentos

publicidade

Cinquenta agentes da Polícia Civil (PC) participaram da Operação Contenção, deflagrada pelo Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) na noite desta quinta-feira. A ação foi uma resposta para a série de homicídios que aconteceram na última semana em Porto Alegre, iniciado com as três mortes no bairro Cidade Baixa na madrugada do dia 26.

A operação foi concentrada na Vila Cruzeiro e na Vila dos Sargentos, ambas na zona Sul de Porto Alegre. De acordo com a diretora do DHPP, Vanessa Pitrez Correa, o objetivo principal da ação foi “levantar locais suspeitos”, já que as investigações têm apontado que os crimes estão ligados à disputa por pontos de venda de drogas de duas facções rivais. “Temos esses dois grupos suspeitos de envolvimento em diversos homicídios ocorridos no último mês”, explica a delegada.

Na Operação Contenção, a Polícia não fez buscas em residências, mas, além de mapear locais suspeitos, também procurou por foragidos que pudessem circular pelos locais. Apesar das buscas, nenhum foragido foi encontrado. Entretanto, Correa acredita que a presença policial em locais de conflito pode coibir novos crimes. “Queremos trazer tranquilidade para os trabalhadores que vivem nessas áreas conflagradas.”

Ainda de acordo com a diretora do DHPP, os assassinatos registrados nos últimos dias são consequência de um crescimento na briga por pontos de venda de drogas, algo que acontece de tempos em tempos. “Hoje cerca de 90% dos homicídios estão ligados ao tráfico de drogas. As disputas são constantes, mas periodicamente temos um acirramento maior”, destaca Correa.

Na ação desta quinta-feira foi acionado o recém criado núcleo de inteligência do DHPP, algo que estará presente em todos os departamentos da Polícia Civil. A proposta é ter ações de inteligência em funcionando de maneira mais focada.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895