Operação contra homicídios prende líder de facção e outros quatro criminosos em Viamão

Operação contra homicídios prende líder de facção e outros quatro criminosos em Viamão

Fabio Lemes Nunes, vulgo "Monteiro", comandaria um grupo vinculado a uma facção criada no antigo Presídio Central

Marcel Horowitz

publicidade

Polícia Civil e Brigada Militar desencadearam a "Operação Tríade", nesta quarta-feira, em combate a crimes contra a vida em Viamão, na região Metropolitana. Foram cumpridos nove mandados de prisão preventiva e 15 ordens de busca e apreensão. Cinco alvos foram presos, incluindo um homem apontado como uma das lideranças de uma facção no município.

Os crimes investigados, segundo a corporação, não tem relação entre si. "A operação teve como objetivo a repressão dos crimes de homicídio em Viamão, bem como a manutenção da grande redução dos delitos contra vida na cidade”, destacou o delegado Rafael Pereira, diretor da Divisão de Homicídios da Região Metropolitana.

Segundo o delegado Marcos Bottin, titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (Dhpp) de Viamão, as investigações tiveram início em fevereiro, após o duplo homicídio de um motorista de aplicativo e a companheira dele. Ainda conforme o delegado, que coordenou a operação, o crime foi motivado por divergências entre traficantes, uma vez que o homem fazia entregas de entorpecentes para duas facções rivais. "Na ocasião, os suspeitos comemoraram o fato da execução ter sido camuflada como um aparente acidente de trânsito, fato posteriormente elucidado pela investigação", declarou Bottim, acrescentando que um dos investigados já havia sido preso, por conta de outro crime, e um segundo suspeito permanece foragido.

Em outra diligência, um homem apontado como líder de um grupo criminoso foi preso em casa, no bairro Nossa Senhora Aparecida. "A vítima, que sobreviveu, foi atingida por diversos disparos após uma discussão com o suspeito sobre o descumprimento de ordens do tráfico na região", afirmou o titular da Dhpp de Viamão.  


O delegado destacou ainda que, na mesma operação, um foragido, natural de Santa Catarina, foi recapturado. Além dele, ainda segundo Bottin, também foram presos um suspeito de atentar contra a vida da ex-esposa e do atual companheiro dela, que sobreviveram, e um traficante, que tentou matar um criminoso rival pelo atraso no pagamento de um aparelho celular, no bairro Santa Cecília.


Quem é o suposto líder de facção 

De acordo com o apurado por Correio do Povo, o suspeito de liderar um grupo criminoso em Viamão é Fabio Lemes Nunes, vulgo "Monteiro", de 51 anos. Com diversas passagens pelo sistema prisional, ele tem antecedentes por homicídio, porte ilegal de arma de fogo, tráfico de entorpecentes, roubos, entre outros. 

A reportagem também descobriu que o preso comandaria um bando ligado a uma facção criada no antigo Presídio Central, que, inicialmente, se definia como "aberta" a se vincular com integrantes de outras organizações criminosas. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895