Operação contra roubo de veículos mira grupo que extorquiu família em Porto Alegre

Operação contra roubo de veículos mira grupo que extorquiu família em Porto Alegre

Outros alvos da ofensiva incluem ladrões de carro nas zonas Sul e Norte da Capital

Marcel Horowitz

publicidade

Um ação conjunta entre policiais civis do Departamento de Investigações Criminais (Deic) e Brigada Militar, deflagrada nesta segunda-feira, tem como principal alvo uma quadrilha que roubou e extorquiu uma família na zona Leste de Porto Alegre. A operação mira ainda outros ladrões de carro que atuam nessa mesma região, além das zonas Sul e Norte. Estão sendo cumpridos 11 mandados de busca e apreensão e 5 ordens de prisão, sendo duas preventivas e três temporárias. Até o momento, dois suspeitos foram presos preventivamente. 

O foco da investigação é um crime ocorrido em abril, no bairro Coronel Aparício Borges. Na ocasião, quatro criminosos invadiram a casa de uma família, que foi alvo de agressões e teve o automóvel roubado. O bando também exigiu a realização de transferências via pix para a conta de um dos bandidos. O caso só foi comunicado às autoridades em junho, porque as vítimas haviam sido ameaçadas de morte caso comunicassem a polícia. O carro acabou sendo localizado e recuperado, no momento em que era tripulado por um parente dos criminosos, que foi preso em flagrante. 

Assim que souberam da prisão do familiar, integrantes da quadrilha retornaram até a casa das vítimas e exigiram que a denúncia fosse desfeita. Um dos reféns conseguiu acionar a Brigada Militar, que prendeu a dupla. Eles somam antecedentes por roubo, homicídios, tráfico, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, associação criminosa, receptação e corrupção de menores. "Dois criminosos que coagiam a família foram presos em flagrante. Os outros dois integrantes do grupo são alvos da operação e permanecem foragidos", afirmou a delegada Caroline Jacobs, titular da Delegacia de Roubo e Furtos de Veículos, que coordena a ação.   

Os policiais investigam dois casos registrados na zona Sul. No primeiro, ocorrido em julho, quatro homens roubaram um carro e uma residência no bairro Guarujá. Já o segundo se trata do roubo de um veículo de aplicativo, em agosto, no bairro Hípica. 

Outro crime investigado, também ocorrido em agosto, se trata do roubo de dois veículos na zona Norte. Os crimes foram cometidos por três homens, nos bairros Sarandi e Jardim Itu-Sabará. Dois dos criminosos, que respondem por roubo majorado e já estavam detidos, tiveram prisão preventiva decretada. Uma mulher é investigada por receptação. 

Um último fato ocorreu em setembro, no bairro Bom Jesus, na zona Leste. Nesse caso, os criminosos invadiram uma oficina mecânica e roubaram três veículos, mantendo os funcionários amarrados no banheiro do estabelecimento. 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895