Operação contra tráfico de drogas no Norte do RS tem 21 presos

Operação contra tráfico de drogas no Norte do RS tem 21 presos

Polícia segue buscando mais nove pessoas com mandados de prisão preventiva expedidos e também cumpre 16 mandados de busca e apreensão

Eduardo Amaral

publicidade

A Polícia Civil (PC) prendeu 21 pessoas nesta quinta-feira durante a Operação Origem, realizada nas cidades de Erechim, na região Norte do Estado, e Porto Alegre. A polícia segue buscando mais nove pessoas com mandados de prisão preventiva expedidos e também cumpre 16 mandados de busca e apreensão. Todos os detidos foram encontrados em Erechim. Segundo as investigações, eles integram um grupo criminoso que atua com tráfico de drogas em diversas cidades da região Norte. Além da venda de entorpecentes, eles seriam os responsáveis por assassinatos e roubos.

O delegado Gustavo Ceccon, responsável pela Operação, diz que são eles os autores a três roubos recentes em joalherias, sendo dois em Barão do Cotegipe e um em Erechim. Ceccon explica que a facção é comandada por presos que estão na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc), onde teriam se organizado e associado a outros criminosos para criar um braço da facção na região Norte.

“Eles acabaram crescendo e se fortalecendo dentro do sistema prisional.” Uma das características do grupo é trazer pessoas de outras cidades para atuar na região. “Essa organização tem adotado trazer pessoas de fora para trabalhar para eles como Porto Alegre e Santa Maria.” Estes funcionários de facções atuam por um tempo em um município e depois se mudam para outro, dificultando assim o trabalho de investigação.

 

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895