Operação da PF desarticula quadrilha de contrabando de cigarros do Paraguai

Operação da PF desarticula quadrilha de contrabando de cigarros do Paraguai

Mandados foram cumpridos no Chuí e no Paraná nesta manhã

Correio do Povo

Armas e munição foram encontradas nas buscas

publicidade

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira a Operação Humo del Diablo, com objetivo de uma organização que realiza contrabando de cigarros do Paraguai para distribuição no Brasil no Uruguai. A ofensiva cumpriu sete mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão temporária nos municípios de Foz do Iguaçu, no Paraná, e no Chuí, no Rio Grande do Sul.

Além disso, quatro investigados foram conduzidos coercitivamente à delegacia da Polícia Federal no Chuí para prestarem esclarecimentos. A mercadoria, vinda do Paraguai, era distribuída nos municípios de Santa Vitória do Palmar, Chuí e, principalmente, no Uruguai, por meio da fronteira terrestre que liga os dois países.

Durante a ação policial foram apreendidas, em uma residência na cidade do Chuí, quatro armas de fogo e centenas de pacotes de cigarros contrabandeados, sendo preso em flagrante um casal, que estava de posse do material.

A investigação teve início em outubro de 2015, quando dois membros da organização foram presos em flagrante pela PF transportando mais de 16 mil maços de cigarros de origem estrangeira, possivelmente provenientes do Paraguai. Os envolvidos serão indiciados pelos crimes de contrabando e associação criminosa perante a Justiça Federal de Rio Grande, no Sul do Estado. O nome da Operação Humo del Diablo, em espanhol, faz alusão à má qualidade dos cigarros produzidos sem fiscalização nacional.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895