Operação em duas cidades do RS resulta na apreensão de armas e morte de criminoso

Operação em duas cidades do RS resulta na apreensão de armas e morte de criminoso

Execução das ordens judiciais foram realizadas em Porto Alegre e Gravataí

Correio do Povo

A operação foi conduzida de forma integrada pela 2ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico e pelos batalhões 17º e 20º da Brigada Militar.

publicidade

A Polícia Civil e a Brigada Militar realizaram uma operação de combate ao crime em Porto Alegre e Gravataí que resultou na apreensão de armas de fogo, munições, coletes à prova de balas e outros equipamentos utilizados por criminosos. Durante a ação, realizada nesta quarta-feira, o criminoso com extensa ficha criminal, incluindo homicídio, tráfico, roubo e associação criminosa, foi morto após troca de tiros.

A operação foi conduzida de forma integrada pela 2ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico e pelos batalhões 17º e 20º da Brigada Militar. Em um sítio em Morungava, em Gravataí, os agentes foram recebidos a tiros. Em defesa, as equipes revidaram e o homem de 43 anos, com extensa ficha ciminal, que usava tornozeleira eletrônica, morreu no local.

Para marcar a amplitude da operação e o seu impacto na redução de violência, no mesmo horário, os agentes cumpriram o mandado em Porto Alegre, na vila São Borja, no bairro Sarandi. A ação resultou na apreensão de três armas de fogo.

De acordo com o Diretor do Denarc, Delegado Carlos Wendt, a ação integra a estratégia da Polícia Civil e da Brigada Militar de intensificar a presença do Estado em áreas conflagradas em razão do tráfico de drogas, principalmente buscando a descapitalização das organizações criminosas, com a apreensão de armas de fogo, drogas e valores em dinheiros, propiciando futura responsabilização criminal principalmente das lideranças.

O tenente-coronel Rafael Tiaraju de Oliveira, comandante do 20º BPM, afirmou que a ação integrada denota os esforços das forças de segurança no combate ao crime organizado. “Trata-se de um indivíduo com vastos antecedentes criminais graves, que era responsável pela liderança de uma facção atuante em bairros importantes da zona Norte da capital. Essa ação traz resultados importantes para a comunidade, pois além da desarticulação, trouxe prejuízos à organização criminosa com a apreensão de diversos materiais bélicos”, afirmou o comandante.

As ordens judiciais executadas pelos agentes foram deferidas pela Vara Criminal do Foro Central, após parecer favorável do Ministério Público, com base em apurações realizadas por ambas as instituições em parceria, propiciando a representação da autoridade policial pela expedição das medidas cautelares. A investigação prosseguirá para identificar e responsabilizar criminalmente outros membros do grupo.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895